Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos/PMTO

Foto: Ademir dos Anjos/PMTO

A Polícia Militar do Tocantins, por meio do comandante-geral, coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, anunciou na sexta-feira, 15, que todos os futuros integrantes da Corporação passarão pela capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos Curso de Formação da PMTO. O projeto será implementado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Instituto Federal do Tocantins. O objetivo é fomentar a inclusão durante os atendimentos de ocorrências e outras atividades envolvendo os agentes de Segurança Pública.

Para oficializar a ação, o comandante-Geral da Polícia Militar recebeu, pela manhã, em seu gabinete, as colaboradoras do projeto, professoras de Libras, Maria Inês de Souza e Alini Cardoso, juntamente com a coronel PM Wélere Gomes Barbosa, Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa da Corporação.

“Certamente esse é um marco e uma grande conquista para a nossa Corporação. Trazendo inclusão e capacitando nossos policiais militares para estarem aptos à verbalização em Libras, cumprimos mais uma etapa da nossa responsabilidade social na garantia da acessibilidade a todos os cidadãos tocantinenses”, explicou o coronel PM Silva Neto.

Direito de todos

Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da PMTO, coronel PM Wélere, a promoção do aprendizado de Libras está em consonância com a legislação vigente no país que prevê a garantia de igualdade. “A implantação desse curso na formação dos nossos policiais militares é de extrema importância, pois a língua já é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão e torna possível um alcance maior e mais inclusivo do nosso trabalho. Quero agradecer essa parceria firmada e ao Comando da PM que abraçou esse projeto”, ressaltou a coronel Wélere. (PM/TO)