Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Madson Maranhão

Foto: Madson Maranhão

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros preparam uma vasta programação para a Pecshow 2021 – Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. Serão expostos touros P.O geneticamente selecionados dentre outras espécies, no Parque Agrotecnológico de Palmas, nos próximos dias 28, 29 e 30 de outubro.

Esta 3ª edição voltada para o segmento pecuarista, visa fomentar a qualidade do rebanho através da melhoria genética e a transferência de tecnologia no Tocantins. Na feira participam expositores, técnicos, acadêmicos e pecuaristas do Estado.

A Pecshow conta com a exposição de mais de 180 animais, entre os bovinos as raças Nelore, Senepol, Bosmara, nos ovinos os Santa Inês e Dorper, veículos, tratores, implementos agrícolas e insumos, além de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas e palestras voltadas pra o fortalecimento da pecuária tocantinense.

Para o secretário da Seagro, Jaime Café, a Pecshow é uma feira voltada para o desenvolvimento da pecuária tocantinense, uma atividade geradora de renda na economia tocantinense. “Com isso, o Governo do Estado incentiva esse segmento pecuarista, visando contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do padrão de qualidade do rebanho tocantinense”, ressaltou. 

Programação

Na programação para o primeiro dia, 28, a palestras sobre: pecuária e suas perspectivas abre o evento e segue com dinâmicas sobre a importância do exame andrológico em machos, apresentação dos aspectos morfológicos dos animais e suas avaliações genéticas e rodadas de conversas, entre outras atividades.

No segundo dia, 29, ressaltamos a palestra sobre o plano estratégico de retirada da vacinação contra febre aftosa no Tocantins e continua com uma roda de conversa sobre Programa de Melhoramento Genético e a importância do escore de condição corporal na reprodução.

No último dia 30, encerramento, ocorre o encontro sobre o cooperativismo e associativismo e a rodada de conversa, Desafios, Oportunidade e Modelos de Produção de Suínos. 

Parceiros

O evento conta com a parceria da Agrojem, Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Nacional dos Pecuaristas (Assocon), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e Adapec.