Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As bocas de lobo garantem o escoamento de águas pluviais para a rede de drenagem. Discretas e dispostas ao longo de meios-fios, essas estruturas precisam de manutenção de suas grelhas e limpeza interna para garantir o escoamento adequado durante e após as chuvas. Nesta quarta-feira, 20, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) está realizando atendimentos desta natureza na Avenida NS-15 lateral da quadra Arno 44 (409 Norte).

Essas manutenções acontecem mesmo no período de estiagem. Na Arne 14 (110 Norte), Arso 34 (309 Sul), Arso 41 (403 Sul) e em Taquaralto alguns pontos com obstrução ou grelhas danificadas foram atendidos neste período.

Sinais de entupimento

Segundo a Superintendência de Obras Viárias da Seisp, é no período de chuvas que pontos com entupimento são identificados com mais facilidade. Os primeiros sinais visíveis de entupimento são o empoçamento ou mesmo a água da chuva passando por cima da boca de lobo sem escoar.

O que fazer?

O morador que identificar um ponto nestas condições deve informar endereço completo mais próximo à boca de lobo em questão e seu contato para auxiliar a equipe encarregada na localização do problema. Essas informações podem ser repassadas à pasta pelo aplicativo Colab, rede social adotada pela Prefeitura de Palmas para receber pedidos, sugestões e reclamações do palmense. O aplicativo está disponível para smartphones Android e IOS ou pelo site https://www.colab.re/.

O cidadão deve preencher um cadastro e pode encaminhar também uma foto do local. A postagem receberá um retorno da equipe encarregada quando seu atendimento for concluído. Caso não consiga baixar, o morador pode entrar em contato pelos telefones (63) 3212-7417 ou 3212-7426 (13h às 19h).