Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Equipes da Prefeitura de Araguaína iniciaram nesta quarta-feira, 20, visitas em residências para notificar os moradores dos setores próximos aos córregos Neblina, Tanque e Planalto quanto à audiência pública sobre as obras da Via Parque e do Parque das Nascentes do Neblina. As obras têm como intuito a canalização dos córregos e a construção de um espaço de preservação ambiental. 

A audiência pública será realizada no próximo dia 8, às 14 horas, no Tatersal do Parque de Exposições Dair José Lourenço. O principal objetivo do evento é manter a transparência no processo das obras junto aos moradores.

A ação integrada conta com equipes do Demupe (Departamento de Posturas e Edificações), das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Assistência Social e da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto) do Águas de Araguaína. Por meio das visitações in loco, os profissionais conseguem fazer um mapeamento dos moradores que serão impactados.

“É muito importante a comunidade está junto com a Prefeitura nesse momento, é uma obra para todos que vai trazer melhorias, evitar as enchentes nessa área, o que é muito comum. A audiência é uma forma do morador ser ouvido e assim fazermos essa obra da melhor forma possível que é o nosso objetivo”, informou a gerente social da UGP, Nathália Alencar.

A enfermeira Tânia Regina foi uma das pessoas que recebeu a notificação, ela mora há 18 anos do setor Neblina e conta sobre as experiências que vivenciou no período chuvoso, quando os níveis da água dos córregos aumentam. “Sonho com essa canalização, pois nos primeiros anos perdi tudo por causa das enchentes, tive que mudar de casa, ainda sim no período chuvoso não tenho prejuízos materiais como antes, mas fico ilhada".

As visitas continuam

O trabalho das equipes da Prefeitura continuará sendo realizado nos próximos 10 dias. Em cada residência, está sendo entregue a notificação informando a data e horário da audiência, os profissionais orientam sobre a importância do comparecimento, preenchem o formulário com os dados e assinatura do proprietário. Além disso, um panfleto sobre o Projeto Águas de Araguaína é entregue para o morador.

Com o documento em mãos e morador do Setor Neblina há quase 30 anos, José Domingos reconhece a importância de estar presente nesta data. “Vou comparecer sim, até porque a gente sonha com essa obra, então quando for realizada será de grande valia para nós que somos prejudicados com as enchentes”.

Via Parque

Com o objetivo de continuar expandindo a infraestrutura e promover a mobilidade urbana, a Via Parque será uma avenida de pista dupla, com calçadas acessíveis, ciclovia, iluminação de LED. Serão mais de 2 km de extensão iniciando na Via Norte, nas proximidades da Avenida Neief Murad cruzando com a Avenida Castelo Branco e passando pelo Parque Nascentes do Neblina até chegar na Vila Norte.

As melhorias fazem parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que contempla uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas, e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões, recurso obtido junto ao CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

 Foto: Marcos Sandes