Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Enquanto a Consulta Pública está aberta para a participação da população, os servidores públicos que integram o Grupo de Técnico para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 estão se reunindo para debater a formatação da peça orçamentária, que deverá ser encaminhada à Câmara Municipal até o dia 30 de novembro deste ano. A reunião desta quarta-feira, 20, será às 14h30, com os servidores que integram o eixo ‘Dinamismo Econômico e Fluidez Urbana’, em formato virtual.

Na terça-feira, 19, foram realizadas as reuniões com os servidores responsáveis pelo eixo ‘Governança Institucional e Exequibilidade’; às 14h30. Às 17 horas, os servidores do eixo ‘Humanização e Cidadania’ fizeram o debate. Os encontros têm como objetivo ampliar as orientações sobre a formulação dos atributos dos programas do PPA 2022-2025, que consiste na descrição dos objetivos, indicadores, metas do objetivo e ação orçamentária.

“É um momento para apresentarmos exemplos de que a proposta de lei do PPA a ser enviada ao legislativo para aprovação deve ser direta, clara e de fácil entendimento para o cidadão. Neste ano tivemos mudança na metodologia e os objetivos devem declarar os resultados esperados e descritos de forma resumida”, explica a Diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Idiane Abreu Cabral.

“A atual fase do PPA é a Consulta Pública, mas paralelamente estão sendo formatados os objetivos dos programas alinhados aos planos estratégicos. Anteriormente tivemos os encontros das câmaras técnicas para debater as áreas centrais da gestão da Capital, com participação das universidades e organizações da sociedade. Estamos nos organizando para apresentar os resultados com a inclusão das demandas apresentadas na Consulta Pública, antes de enviar o projeto do PPA à Câmara Municipal”, detalha o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano, Eron Bringel Coelho.

Objetivos estratégicos

As Orientações para Elaboração do Plano Plurianual 2022-2025 destacam os seguintes objetivos estratégicos:

- Investir na sociedade e no bem-estar das pessoas por meio de um conjunto de políticas que coloquem a cidade em condições de crescimento nos diversos espaços sociais;

 - Ampliar e requalificar os projetos de infraestrutura que contribuam para a modernização dos espaços da cidade de modo sustentável e ecologicamente equilibrado;

 - Aperfeiçoar os mecanismos de governança municipal, garantindo um amplo diálogo federativo, participação social, transparência, exequibilidade, equidade, eficiência, eficácia e efetividade do serviço público.