Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação Sebrae

Foto: Divulgação Sebrae

Na noite de quarta-feira (20), foi realizada de forma remota a abertura oficial da 7ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg ON). Representantes dos segmentos governo, academia e empresas destacaram a importância da ciência, inovação e da tecnologia nos tempos atuais.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ressaltou a importância da Sicteg para a transformação da economia e educação na região. “Isso tudo tem mostrado a potencialidade que nós temos em transformar conhecimento em produtos, serviços e processos, em políticas públicas, soluções inovadoras para os problemas existentes”, destacou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Cultura e Turismo, Lady Sakay também reforçou a relevância do evento e das parcerias firmadas. “Nós queremos inovar com ciência e tecnologia, para isso precisamos de união entre o poder públicos, as academias e as empresas. A Sicteg nos proporciona isso”, pontuou.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, agradeceu ao convite e enalteceu a proposta da Sicteg On. “O ano de 2021 nos mostrou que a transformação digital chegou para mudar e acelerar alguns processos, e, o ambiente de popularização da ciência não poderia ser diferente. Esta iniciativa da Sicteg está inserida na nossa proposta do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, disse.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, enfatizou que a "Semana demonstra a força e o potencial de Gurupi e região na promoção do conhecimento em diversas áreas, como a inovação, tecnologia e o empreendedorismo".

Palestra

Após a cerimônia, foi realizada a palestra de abertura, ministrada pelo psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, Rossandro Klinjey, com o tema: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”. “Precisamos usar tecnologias renováveis, inovar neste quesito, pensar além do hoje, no futuro para nossos filhos. Todos os desafios que temos enfrentado foram vencidos pela ciência e tecnologia”, destacou o professor.

Mostra Cultural

A noite encerrou com a apresentação cultural dos cantores Everton dos Andes e Dorivã Passarim, que destacaram a importância das novas tecnologias dentro da cultura. “Fico muito feliz em participar de um evento como esse, pois hoje a tecnologia está em tudo, tá na música, tá na arte. A música hoje é audiovisual, acho que não dá mais pra se pensar em música sem tecnologia e inovação”, citou Dorivã.

A Sicteg On

 "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", é o tema da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO, que acontece entre os dias 20 a 22 de outubro de 2021. A Sicteg é uma ação alinhada à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo, Academia, Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Fecomércio, UFNT, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

Durante a Sicteg On serão realizadas palestras, workshops, minicursos, mesas-redondas, desafio de games, campeonatos de LOL e Minecraft, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. O evento segue até esta sexta-feira (22). (Sebrae Tocantins)