Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 4ª Reunião do Fórum Municipal Lixo e Cidadania ocorreu durante a programação matinal da 7ª Sicteg On, nesta quinta-feira (21). O espaço é aberto à comunidade, com discussões acerca da limpeza da cidade, coleta seletiva, fortalecimento e visibilidade das associações de catadores de materiais recicláveis, e projetos que visam o fortalecimento dessas ideias.

O Fórum é um ambiente para integração e apoio técnico para a gestão de resíduos sólidos urbanos, juntamente com entidades governamentais, não-governamentais e de representação social envolvidas direta ou indiretamente. Tem como objetivo a erradicação dos lixões, incentivar a coleta seletiva, em parceria com os catadores e a destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos. Também busca discutir soluções coletivas, agrega interessados atuantes e responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos.

Segundo o diretor de Meio Ambiente de Gurupi, Diego Rocha, é preciso parceria e ação para que o projeto entre em vigor. “Precisamos que o poder público construa e viabilize ações que dê continuidade a este projeto. Não conseguimos sozinhos”, alertou.

De acordo o professor da Universidade Federal do Tocantins Campus de Gurupi, Jandislau Lui, o projeto precisa da conscientização de todos e das Secretarias de Saúde e Educação, pois são pilares da sociedade. “Todos os níveis da educação e saúde permeiam sobre a sustentabilidade e educação ambiental. Contamos a sensibilização destes setores”, reforçou.

Ainda segundo ele, tudo começa pela educação. “Já existem projetos voltados para educação ambiental, e muitas escolas do nosso município seguem essas ideias. Precisamos incentivar mais”, concluiu o professor.