Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza desde o último dia 15 e segue até esta sexta-feira, 22, ações para o controle da raiva dos herbívoros, nos municípios de Dianópolis, Novo Jardim e Ponte Alta do Bom Jesus, região sudeste do Estado.

Nestes locais uma equipe de captura de morcegos hematófagos da Adapec estão promovendo monitoramento dos abrigos já cadastrados, bem como o cadastramento de novos abrigos de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundos, considerado o principal transmissor da raiva dos herbívoros na zona rural.

As capturas ocorrem durante o dia, já as realizadas em currais e pocilgas com armamento de redes, ocorrem durante o período noturno. Além disso, estão sendo desempenhados trabalhos de educação sanitária junto aos produtores rurais com orientações sobre a prevenção e sintomas da doença nos animais, formas de transmissão, cuidados e também como proceder em casos de notificações comunicando a Agência.

A Adapec alerta que a vacinação do rebanho contra a raiva dos herbívoros é uma das formas mais eficazes de controle da zoonose, e que é fundamental o proprietário notificar de imediato a Adapec sobre a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos de tal espécie.

Sintomas

O animal infectado pelo vírus da raiva apresenta alguns sintomas como: isolamento do restante do rebanho, apatia, perda de apetite, salivação abundante e dificuldade para engolir. Com a evolução da doença, tem movimentos desordenados, tremores musculares, ranger de dentes, decúbito lateral com movimentos de pedalagem,dificuldades respiratórias, asfixia, levando assim o animal ao óbito que ocorre geralmente entre 3 à 6 dias após o início dos sinais. 

O produtor deve evitar o contato direto com animais que apresentam sintomatologia nervosa. Qualquer dúvida ou denúncia sobre à raiva dos herbívoros, o produtor pode entrar em contato por meio do Disque Defesa.

Tags: Adapec, campo