Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo de resgatar as cantigas populares e apresentar ao público infantil de todas as regiões do Tocantins, o grupo de teatro Jujubas, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), iniciou a turnê Circulação do Show Jujubas por várias cidades do Estado, com uma banda musical apresentando um repertório com canções do universo infantil, reunindo elementos cênicos no espetáculo.

O Circulação do Show Jujubas apresenta canções clássicas do cancioneiro popular como Sambalelê, Peixe Vivo, Corre Cotia, Peixe Vivo, O Sapo, A Barata e muito mais em um formato bastante irreverente. O Grupo Jujubas é formado por Veridiana Barreto, Viviane Pereira, Frederico Garibaldi, Renan Conde, Cleyton Silva, Joseh Alberto e Pedro Sousa.

A estreia da circulação ocorreu na quarta-feira, 20, no Centro das Crianças, no município de Porto Nacional. Cerca de 100 crianças atendidas pelo projeto social prestigiaram o espetáculo, que envolveu e interagiu com o público a cada canção executada. A apresentação contou com a participação especial do Grupo Tambores do Tocantins e contou com apoio da Consaúde. Já nesta quinta-feira, 21, o Grupo Jujubas se apresentou na unidade do Sesc em Paraíso do Tocantins.

Em Palmas, o projeto Circulação do Show Jujubas, se apresentará no dia 28 de outubro, às 14h30 no Teatro Sesc Palmas, com transmissão ao vivo e de graça pelas redes sociais. A entrada é franca e a limitação de público é de 100 pessoas.

Proponente do projeto e também musicoterapeuta, Veridiana Barreto explica que as brincadeiras são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. “Com musicalidade e presença de rimas fáceis de memorizar, essas cantigas do cancioneiro popular são muito utilizadas na educação infantil, pois estimulam a imaginação, a atenção, coordenação motora, agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre as crianças”, justificou.

“O espetáculo tem uma função importante para o setor cultural, pois possibilita que as crianças tocantinenses tenham acesso ao teatro e, principalmente, o resgate de canções infantis que estimulam o imaginário e o processo de socialização, formação e educação das crianças”, enfatizou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

Projeto

O projeto Circulação Show Jujubas foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, do Governo do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura. Além dos shows será oferecida a Oficina de Musicalização Ritmada, que será disponibilizado por meio do canal do grupo no YouTube para os parceiros e comunidade em geral.