Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Estudantes de Palmas e dos municípios de Santa Tereza do Tocantins, Lagoa da Confusão e Lajeado participaram nesta sexta-feira, 22, dos Aulões de Redação e Geografia realizados no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. Os Aulões estão sendo realizados pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), nas 13 Diretorias Regionais de Educação Juventude e Esportes (DREs).

Os Aulões do programa #TOnoEnem 2.1 têm como objetivo preparar os estudantes da rede estadual do Tocantins para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De Palmas, participaram estudantes das seguintes unidades de ensino: Colégio Estadual Criança Esperança; Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II; Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio Estadual São José; Centro de Ensino Médio Santa Rita de Cassia; Centro de Ensino Médio de Taquaralto; Escola Estadual Novo Horizonte; e Escola Estadual Beira Rio.

Do interior, participaram das atividades estudantes das unidades escolares dos municípios de Santa Tereza do Tocantins – Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado; Lagoa da Confusão – Escola Estadual Salmon do Amaral Brito; Lajeado – Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência; que são jurisdicionados à regional de Palmas.

A gestora da pasta, professora Adriana Aguiar, esteve presente no Aulão e destacou o trabalho pedagógico que vem sendo realizado pelas Regionais e pela equipe da Seduc. “Neste ano estamos realizando os Aulões preparatórios nas 13 Diretorias Regionais. Essa é uma das estratégias do #ToNoEnem, desenvolvido pelo Governo do Tocantins, para democratizar o processo de preparação dos estudantes, com professores qualificados, para que eles ingressem em universidades e façam o curso dos seus sonhos”, destacou.

De acordo com a diretora Regional de Educação, Juventude e Esportes de Palmas, Maristelia Alves, essa é a primeira vez que estudantes de outras cidades participam do Aulão presencial na capital. “Além de Palmas, contamos hoje com a participação de estudantes de mais três municípios e a nossa intenção é fazer com que venham estudantes das 3ª séries de outras cidades também, pois acreditamos no potencial dos nossos professores aqui da regional para preparar esses jovens para o Enem e para outros vestibulares”, afirmou.

Participantes

A estudante Monalisa Gonçalves de Sousa, 17 anos, da 3ª série do Colégio Estadual Professor Manoel Silvério Dourado, de Santa Thereza, destacou que o #TOnoEnem é parte importante da sua rotina de preparação para o Exame Nacional. “São de seis a sete hora de preparação, além do horário que estou na escola. Eu utilizo bastante o material impresso, que foi disponibilizado, e assisto às videoaulas”, apontou.

O estudante Eduardo Albuquerque, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, também falou da sua rotina de estudo. “Dividi meus horários tudo certinho, e a escola está ajudando muito. Sempre estou participando dos Aulões, tirando minhas dúvidas e aprendendo coisas que eu ainda não sabia”, destacou. 

Já Maria Eduarda Costa, 17 anos, também da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, apontou que tem mantido foco nos estudos para a realização da prova e pontuou que os Aulões são fundamentais na preparação. “Utilizo o guia de estudo e como eu estudo em casa, os Aulões ajudam a tirar minhas dúvidas e é também uma revisão de conteúdo”.

TO No Enem

O programa #TOnoEnem, desenvolvido desde 2017, utiliza metodologias de aprendizagens e estratégias de acesso às informações e conteúdos abordados no Enem, considerando a diversidade do Estado. Em 2017 o programa atendeu a 15 mil estudantes, em 2018 foram 17 mil atendidos, em 2019 foram 25 mil, e, em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades do programa foram ofertadas on-line e com estratégias de materiais impressos para atender às pluralidades dos estudantes dessa etapa de ensino.