Mais de 80 mil pessoas, entre integrantes do grupo prioritário e população acima de seis meses de idade, já foram imunizadas contra a Influenza desde o início da Campanha de Imunização, no dia 14 de abril deste ano. São 29 Unidades de Saúde da Família (USF) disponíveis para vacinação na Capital. Não há necessidade de agendamento para receber o imunizante, pois o atendimento é por demanda espontânea.
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maressa Ribeiro, a imunização tem como objetivo reduzir as complicações, internações hospitalares e mortalidade causada pelo vírus influenza. “A vacina reduz a gravidade também em sintomas respiratórios, estabelecendo um organismo mais resistente à forma grave da gripe”. A diretora também explica que a vacina da influenza também reduz a gravidade dos sintomas da Covid-19, agindo como uma ferramenta aliada da vacina, fortalecendo o sistema respiratório.
Grupos prioritários
Preconizada para os grupos prioritários estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina também foi liberada a partir do dia 3 julho pelo Ministério da Saúde para a população acima de seis meses de idade. Fazem parte destes grupos as pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças com idade entre seis meses e seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.
Para se vacinar é necessária a apresentação do cartão SUS. Outro ponto importante é que para pessoas com doenças crônicas se faz necessária a prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação. A vacina Influenza é trivalente e protege contra, H1N1, H3N2 e Influenza tipo B.
Multivacinação
A área técnica da Vigilância em Saúde reforça que, além da vacinação contra a gripe, está aberta a campanha da Multivacinação em palmas e estão disponíveis os imunizantes; BCG, hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). Ainda poderão ser atualizadas nas cadernetas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), febre amarela, Tríplice Viral, hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Locais da vacinação
Atendimento das 08 às 13 horas (segunda a sexta)
USF 108 Sul
USF Taquari
USF 207 Sul
USF Santa Fé
SF 210 Sul
USF Aureny II
USF 403 Sul
USF Bela Vista
USF 712 Sul
USF José Lúcio
USF 806 Sul
USF Alto Bonito
USF 1103 Sul
USF José Hermes
USF 1206 Sul
USF Santa Bárbara
USF 307 Norte
USF Morada do Sol
USF 405 Norte
USF Novo Horizonte
USF 406 Norte
USF Laurides Milhomem
USF 603 Norte
Atendimento das 08 às 12 horas e 14 às 18 horas (segunda a sexta)
USF 508 Norte
USF 806 Sul
USF Liberdade
USF Buritirana
USF Taquaruçu
USF Taquaruçu Grande (Secom Palmas)