Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Empresários rurais, técnicos de ciências agrárias, comerciantes do ramo de agronegócio e outros profissionais do setor rural terão acesso ao Seminário Empretec exclusivamente voltado ao setor. O curso será de 22 a 27 de novembro, em Araguaína, norte do Tocantins, e para participar é necessário fazer inscrição até o dia 18 de novembro. As informações podem ser obtidas pelo telefone, ou no escritório do Sebrae, em Araguaína, localizado na rua 25 de Dezembro, número 152, Centro.

O Seminário irá abordar as dez características empreendedoras, que são: a busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.

O Empretec é, reconhecidamente, o principal programa de formação de empreendedores no mundo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é exclusivo do Sebrae.

Os objetivos são voltados à multiplicação do potencial empreendedor e aumento das chances de sucesso. “Com o potencial do agronegócio no estado do Tocantins, base da economia no Estado, o Empretec Rural é uma excelente oportunidade para quem almeja ampliar sua produtividade e aprimorar a gestão dos negócios”, destacou o analista do Sebrae Araguaína, Edvaldo Júnior.

Ele informou que a semana de capacitação ficará marcada na trajetória de cada produtor durante a imersão de 60 horas. “Os participantes terão atividades práticas e cientificamente fundamentadas, que contribuirão no desenvolvimento dos comportamentos característicos dos empreendedores de sucesso”, afirmou.

Empretec Rural

O Empretec Rural é um programa para Empresários e Futuros Empreendedores do Agronegócio, executado no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE). No Tocantins, é a primeira vez que o Seminário é voltado para o setor rural e trata-se de mais uma iniciativa que se soma ao universo dos instrumentos de apoio, colocados à disposição dos Empresários do Agronegócio.