Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre os dias 28 e 30 de outubro, será realizada a 3ª edição da Feira de Exposição e Vendas de Touros e outras espécies de animais selecionados geneticamente. A PecShow acontecerá no Parque Agrotecnológico de Palmas e é organizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). A programação contará com palestra do Sebrae, durante a apresentação do Programa de Qualificação de Fornecedores de Bezerro, na quinta-feira, às 16h.

Segundo o coordenador de Agronegócios do Sebrae, José Daniel Tavares, o Programa visa promover o aumento da oferta de bezerros precoces de qualidade para recria na empresa âncora. “Isso é possível com o melhoramento genético, utilizando as técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), e consultorias especializadas na intensificação do uso das pastagens para os produtores rurais fornecedores da Agrojem no Tocantins”, destacou.

Para o Programa, estão previstas as consultorias para implantação, acompanhamento e monitoramento de 2020 a 2013 no sistema de intensificação no uso das pastagens para o período das águas, buscando o aumento da produtividade de @/hectare/ano; além das orientações no manejo nutricional das vacas do rebanho participantes do projeto para desmame de bezerros mais pesados.

A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, que também estará entre os palestrantes, ressalta a importância de participar da PecShow e de como o Programa de Qualificação Fornecedores de Bezerro pode auxiliar os produtores rurais. “A Feira busca incentivar a produção do rebanho tocantinense, com alta qualidade. Para impulsionar a produtividade, o Sebrae vai subsidiar 70% no valor total do investimento, tendo apenas a contrapartida de 30% do produtor, que será pago somente na venda dos bezerros a Agrojem”, informou.

PecShow

A abertura da Feira será nessa quinta-feira, 28, às 10h, no Parque Agrotecnológico de Palmas, e segue até sábado, 30. O público irá conferir mais de 180 animais, entre touros das raças Nelore, Senepol e Tabapuã, além de ovinos Santa Inês e Dorper. A programação contará com a presença de pecuaristas, produtores, técnicos, acadêmicos e expositores.

“Serão três dias de troca de conhecimento e aprendizado direcionado à pecuária. A PecShow é mais um instrumento de incentivo aos produtores e faz parte da Política Estadual de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho - Mais Genética, que visa ao melhoramento genético na pecuária de corte e leite e, ainda, oferecendo opção aos produtores da pecuária familiar”, ressaltou o secretário da Seagro, Jaime Café.

A PecShow tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), entre outros parceiros.