Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

 Secretária Municipal de Saúde de Alvorada, Thaynara de Melo

Secretária Municipal de Saúde de Alvorada, Thaynara de Melo Foto: Divulgação Alvorada do Tocantins

Foto: Divulgação Alvorada do Tocantins  Secretária Municipal de Saúde de Alvorada, Thaynara de Melo Secretária Municipal de Saúde de Alvorada, Thaynara de Melo

A Prefeitura de Alvorada do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta semana uma notícia que deixa os alvoradenses orgulhosos. O município foi classificado pelo Ministério da Saúde e receberá o certificado de 8ª Lugar na Atenção Básica em Saúde do Brasil e 1° lugar do Estado do Tocantins, dentro do Programa Previne Brasil. 

Alvorada foi classificada com nota 8,86, (sendo a pontuação máxima 10) na avaliação do segundo quadrimestre de 2021. Segundo a saúde da cidade, esta é, certamente, uma grande conquista, visto que, entre os mais de 5.570 municípios do país, Alvorada está na 8ª colocação a nível nacional.

A entrega da certificação ocorrerá no próximo dia 28 outubro, às 14 horas, na sede da OPAS - em Brasília/DF, oportunidade em que o município estará representado pela Secretária Municipal de Saúde, Thaynara de Melo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o intuito da premiação é reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde e da gestão municipal no âmbito da Atenção Primária à Saúde, conhecida popularmente como Atenção Básica em Saúde. A iniciativa busca identificar os municípios que trabalham no fortalecimento da Atenção Básica e o esforço dos profissionais da saúde, que mesmo em tempos de pandemia, atuam para a melhoria dos serviços na saúde pública.

Os critérios de avaliação do Programa Previne Brasil são os seguintes:

·         Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;

·         Atendimento odontológico na gestação;

·         Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;

·         Cobertura de exame citopatológico;

·         Vacina contra a poliomielite inativada e pentavalente;

·         Acompanhamento de pessoas hipertensas;

·         Solicitação de Hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Misto de Alegria e de Dever Cumprido 

A secretária Municipal de Saúde, Thaynara de Melo, relata que o sentimento é um misto de alegria, emoção e de dever cumprido. “É uma grande conquista do Governo Municipal, da Secretaria da Saúde, de todos os profissionais que fazem a saúde do município, e principalmente de toda a população alvoradense. Ter a 8ª melhor Atenção Básica do país e a melhor do Estado do Tocantins, nos enche de motivação para trabalhar cada vez mais na busca de melhorarmos dia após dia os índices da saúde pública municipal”, afirma Thaynara.

De acordo com o prefeito Paulo Antônio, esse resultado positivo começou a ser construído desde do primeiro dia do nosso mandato, pois a saúde pública sempre foi uma das prioridades da gestão. “Cuidar bem da saúde da nossa população é algo desafiador e requer muita dedicação. A Atenção Básica em Saúde busca aproximar o munícipe dos serviços de saúde através da humanização e de profissionais qualificados. Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Saúde, a secretária Thaynara, e de forma especial a toda a população, pois essa é uma conquista de todos. Seguiremos trabalhando forte, para continuarmos avançando e ofertar a assistência à saúde de qualidade para o nosso povo”, finalizou Paulo Antônio.

(Foto: Divulgação Alvorada do Tocantins)