Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação MP/TO

Foto: Divulgação MP/TO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) encaminhou, nessa quarta-feira, 28, recomendação à empresa Nike Empreendimentos Imobiliários e à Prefeitura de Alvorada para que sejam sanados os problemas na infraestrutura no setor Jardim Alvorada. A situação atual é avaliada como precária.

Conforme a recomendação, cabe à empresa responsável pelo loteamento corrigir as falhas, enquanto a prefeitura deve exercer seu dever de fiscalização, inclusive aplicando sanções em caso de descumprimento das obrigações por parte da empresa.

A recomendação é para que a empresa apresente, em 30 dias, um cronograma de obras e serviços. Os trabalhos devem ser executados em até 90 dias.

Foto: Divulgação MP/TO

Obras e serviços

Deve constar no planejamento a recuperação do asfalto (com tapa-buracos e correção das irregularidades na malha asfáltica) e a restauração dos sistemas de iluminação, escoamento de água da chuva e abastecimento de água.

Também deve ser implementado um cronograma periódico de limpeza e roçagem das áreas públicas e dos lotes desocupados que permanecem sob propriedade da empresa

Ainda é recomendada, para o prazo de até 60 dias, uma ação emergencial nos pontos mais críticos, com tapa-buracos, reforço nos pontos de iluminação e roçagem das áreas públicas e lotes baldios.

  Foto: Divulgação MP/TO

Próximos passos

Ambas as partes têm 30 dias para responder o MPTO sobre o cumprimento das medidas. Caso a recomendação seja ignorada, o promotor de Justiça André Felipe Santos Coelho poderá ingressar com uma ação civil pública e pedir a responsabilização dos envolvidos.