Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a Unidade de Saúde da Família (UFS) da Arse 82 (806 Sul) promove na noite desta terça-feira, 26, uma programação especial para as mulheres. Dentro das atividades estão previstas palestras, rodas de conversa e atendimentos de saúde com coleta para preventivo, teste rápido, solicitação de exames e consultas odontológicas. Para participar da programação basta comparecer à unidade às 19 horas.

Desde o início do mês, a unidade vem trabalhando ações que abordam a conscientização do cuidado com a saúde da mulher. “A unidade está no clima do Outubro Rosa. Decoramos as instalações e programamos ações para ajudar na conscientização das pacientes sobre o autoexame e o cuidado diário com a saúde. Além disso, também queremos reforçar que nossas equipes estão prontas para orientar a busca imediata do tratamento, caso o exame tenha resultado positivo”, destaca a coordenadora da USF, Neuma Silva Melo.

Saúde Bucal

Atividades de Educação em Saúde Bucal também foram inseridas na programação do Outubro Rosa. De acordo com a odontóloga da unidade Maria de Fátima Maciel, a intenção é aproveitar o momento para estimular a prevenção de doenças por meio da instrução de hábitos de higiene e estilo de vida saudável. “Instruções de como escovar os dentes e passar fio dental da forma correta serão repassadas às mulheres. Serão ofertados também atendimentos odontológicos", citou a profissional. (Secom Palmas)