Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana OX

Foto: Flaviana OX

Arte, cultura, resistência e tradição estarão presentes em um intercâmbio que promete ficar na história da comunidade quilombola Barra da Aroeira, localizada a 100 km de Palmas, no município de Santa Tereza do Tocantins. Uma caravana do Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois levará o projeto “Imersão Cultural” à comunidade durante quatro dias.

A Imersão terá início no próximo sábado, 30, e seguirá até terça-feira, 02, onde os atores e equipe técnica do Grupo Um Ponto Dois prestigiarão apresentações culturais das comunidades locais e também apresentarão para a comunidade as suas produções. “Vai ser uma troca que a gente já sente que vai ser muito bacana, de oferecer o que a gente tem de produto cultural e receber deles toda a tradição e história local. Estamos ansiosos”, afirmou o diretor do Grupo Um Ponto Dois, Lucas Justino Vettore.

No intercâmbio artístico, o Grupo também irá apresentar o espetáculo “As Histórias que Vou Te Contar”, montado a partir das lendas das regiões amazônicas do Tocantins. Já as apresentações culturais oferecidas pela comunidade ainda são surpresa, contudo, incluem música, dança, teatro e saberes populares. A comunidade é bastante reconhecida pela produção em agricultura, artesanato, buriti, dança da sússia e tocadoras de tambores.

Ainda de acordo com o diretor do Grupo, a comunidade Barra da Aroeira foi escolhida pelo grupo por ter forte teor cultural e tradicional, organizado principalmente pelas mulheres da região. “Infelizmente, a maioria das produções culturais profissionais não alcançam as zonas rurais e comunidades quilombolas. Então, mais do que essa troca de saberes e experiência, a nossa imersão tem contexto de democratização da arte e cultura”, complementou o artista.

O diretor adianta ainda que o intercâmbio também será importante para colher dados e informações para a produção do próximo projeto do Grupo, um espetáculo teatral que narra a força da mulher nos povos tradicionais. “Neste encontro, vamos dialogar com as mulheres da comunidade e, a partir das vivências, vamos construir o roteiro da nova obra.

Projeto

O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo- Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.

Grupo

O Grupo Um Ponto Dois de teatro nasceu no ano de 2012 por meio da atuação do diretor e professor Lucas Justino em uma escola pública de Palmas. Os anos se passaram e o grupo mantém, durante todo esse tempo, a sua essência de um espaço de experimentação teatral, fortemente ligada às manifestações de caráter popular, enaltecendo a literatura nacional, suas lendas, mitos e histórias da região norte do país. Para tanto utiliza-se dos elementos do teatro de animação, reforçando o estímulo ao teatro e a contação de histórias de geração em geração.

Em 2016 o grupo foi reconhecido por suas atividades sociais como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e desde então fortificou sua atuação social. Hoje além de atuar de forma itinerante, levando espetáculos e formação em teatro para escolas, praças, comunidades e outros, também recebe residentes que acompanham todos os processos de gestão, produção e criação do Grupo de Teatro e do Ponto de Cultura. Nesse sentido, além de preservar a história do palco, também poderemos criar novas histórias juntamente com a comunidade tocantinense.