Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Átila Bankuti

Foto: Átila Bankuti

Pesquisadores, empreendedores, empresários ou donos de startups no ramo de produtos ou serviços de bioeconomia devem ficar atentos ao Programa Inova Amazônia, lançado pelo Sebrae com o objetivo de incentivar e impulsionar o mercado de bionegócios sustentáveis. As inscrições vão até terça-feira, 2, e podem ser feitas aqui. O objetivo desta fase é a seleção de até 50 projetos por Estado, que receberão capacitação on-line durante dois meses.

O programa oferta mentorias e capacitações, com uma bolsa de até R$ 72 mil para serem aplicadas conforme o plano de negócios a ser desenvolvido com apoio do Sebrae e, assim, desenvolver todo o seu potencial inovador. “Como o próprio nome do programa diz, quem pretende inovar, fazer algo diferente para alcançar mais mercado, seja com a adequação do seu produto, ou uma nova embalagem, algo que surgiu a partir de uma nova ideia, deve se inscrever no programa. Até o plano de aplicação dos recursos da bolsa, o participante terá mentoria do Sebrae”, explicou Rogério Maracaípe, analista e consultor do Sebrae no Tocantins.

O Inova Amazônia é uma estratégia focada em fomentar e que tem como premissa a exploração e o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônia. O programa tem a meta de gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, aproveitando os temas atuais como consumo consciente e cuidados com a saúde e o meio ambiente alimentam uma demanda crescente por produtos e serviços sustentáveis.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, afirma que a idealização do Inova tem como base, dados que apontam que cerca de 20% da biodiversidade mundial está no Brasil e grande parte na Amazônia, pois as "vocações e potenciais de cada um desses biomas, foram estudadas para construir soluções para que essa riqueza possa gerar desenvolvimento econômico e sustentável”.

Os projetos podem contemplar aporte de recursos financeiros, em benefício de pessoa física, que não importe contraprestação de serviços, destinado à capacitação de recursos humanos ou à execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de produto ou processo e às atividades de extensão, proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia.

Serão apoiados projetos inovadores que partam da preservação, conservação ou utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal, e que tenham suas soluções aplicadas às seguintes áreas: Alimentos; Agricultura; Aquicultura e Pesca; Bebidas; Biocombustíveis; Bioenergia; Bioplásticos e Embalagens; Casa e construção; Ecodesign; Ecoturismo; Farmoquímico e Farmacêutico; Fitoterápicos e Nutracêuticos; Florestas; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Indústria Têxtil e Moda; Química e Novos Materiais; e Tecnologia da Informação e Logística aplicadas aos segmentos de Bioeconomia