Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A piracema, período em que a pesca é proibida, começou no dia 1º de novembro, e para alertar à população sobre a proibição, a equipe de fiscalização da Diretoria de Meio Ambiente de Gurupi realizou em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) uma blitz educativa na última segunda-feira, 1º.

Segundo o diretor de Meio Ambiente, Diego Rocha, os fiscais deram suporte à equipe do Naturatins, orientado as pessoas que estavam passando na saída para Peixe, com entrega de material informativo. Ressalta que o período iniciou justamente em um feriado prologando, sendo assim, essencial as orientações sobre a proibição de pesca que vai até 28 de fevereiro de 2022.

O fiscal de Meio Ambiente, Hallefy Elias Fernandes, participou da blitz educativa, destacou que a ação teve como objetivo orientar e sensibilizar as pessoas sobre o não pescar neste período em que os peixes vão reproduzir. Explica que nestes meses é proibida a pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existente no estado; também é proibido o transporte, a comercialização, o beneficiamento e a industrialização de espécimes provenientes da pesca.

O fiscal explica que é permitido apenas o transporte e a comercialização das espécies provenientes de pisciculturas devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais competentes. Também estão liberadas a pesca esportiva e de subsistência.