A partir dessa quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi retoma a vacinação contra Covid-19, disponibilizando as doses em cinco Unidades Básicas de Saúde: Sol Nascente, Rosendo, João Manoel (centro), Nova Fronteira e Jardim dos Buritis.
Conforme o diretor de Vigilância e Proteção à Saúde de Gurupi, Marcus Teixeira Marcolino, na Unidade do Sol Nascente estarão disponíveis as vacinas Coronavac, Pfizer e AstraZeneca e nas unidades Rosendo, João Manoel, Nova Fronteira e Jardim dos Buritis apenas a Pfizer.
Outro detalhe pontuando por Marcolino é que nas UBS’s João Manoel, Nova Fronteira e Jardim dos Buritis serão disponibilizadas, diariamente, 60 doses, devido estas unidades realizarem a vacinação de rotina.
Marcolino ressalta que a aplicação da vacina contra Covid-19 será de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Reforça que nesta semana devido ao feriado, a imunização é retomada nesta quinta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, lembra que atualmente em Gurupi, a imunização é oferecida ao público acima de 12 anos e segunda dose, além da dose de reforço para profissionais da saúde, pessoas acima de 60 anos e pessoas com comorbidades acima de 18 anos, que tenham 06 meses que tomaram a segunda dose.
Público com 12 anos ou mais
Para a primeira dose dos adolescentes com 12 anos ou mais é imprescindível o acompanhamento dos pais/responsáveis e apresentar cópia dos documentos pessoais dos mesmos, juntamente com o Termo de Consentimento devidamente assinado, que está disponível no site da Prefeitura, www.gurupi.to.gov.br. O menor deverá apresentar ainda a cópia dos documentos pessoais e o cartão de vacinação.
Já para a segunda dose é preciso apenas que o menor leve o cartão de vacina e esteja acompanhado dos pais/responsáveis.
Dose de Reforço
No momento Gurupi aplica a terceira dose da vacina contra a Covid-19 nos profissionais da saúde e nos idosos acima de 60 anos, que já completaram 06 meses de aplicação da segunda dose, independente do imunizante aplicado.
Também recebem a dose de reforço as pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais, que são imunossuprimidos com alto grau de imunossupressão. Este público precisa ter completado 28 dias que recebeu a segunda dose ou a dose única, independentemente, do imunizante aplicado. É necessário apresentar documentos pessoais e laudo médico.
Neste caso, a terceira dose é recomendada apenas para as seguintes comorbidades: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/AIDS; Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.