Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A estudante Karoliny Vieira, de 19 anos, decidiu levar sua gatinha Xita, de seis anos, para o Centro de Castração de Cães e Gatos em Araguaína. Essa foi mais uma entre mais de mil cirurgias realizadas pelo centro desde sua inauguração, há um ano, em 19 de outubro de 2020.

Segundo a jovem, a decisão de aderir à cirurgia do bichinho de estimação é para que a companhia continue por muitos anos. Isso porque o procedimento reduzirá as fugas, agressividade e risco de câncer e ainda aumentará a longevidade do animal.

“A Xita é muito brincalhona, principalmente com a cachorrinha que tenho em casa, e quero que ela viva ainda muitos anos”, contou Karoliny. A gata já teve alta do veterinário no mesmo dia da castração, no último dia 14, e está em casa se recuperando.

Além de proporcionar a longevidade, o centro tem o objetivo de fazer o controle de natalidade de cães e gatos, evita o abandono e combate a proliferação de doenças como a leishmaniose, também conhecida como calazar, além de outras doenças.

“Principalmente os felinos, que se multiplicam demais. Um casal de gatos não castrado pode gerar uma progressão de 2 mil outros gatos em apenas três anos”, explicou o veterinário e diretor do centro, Henrique Xisto.

Acessibilidade

O acesso ao serviço gratuito é realizado por demanda dos agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que realizaram visitação nos domicílios. O serviço é oferecido prioritariamente aos donos considerados de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

“O agente faz o pré-cadastro e nos passa a demanda. A gente liga depois, passando as orientações e agendando um dia para a cirurgia do animal”, contou o diretor.

Controle de doenças

Em 2008, Araguaína já foi destaque em nível nacional com a segunda incidência de casos de leishmaniose visceral em humanos. Contudo, com a intensificação e implementação das ações de vigilância e controle houve a redução do número de casos novos em 95%.

O serviço

O Centro Municipal de Castração de Cães e Gatos conta com dois consultórios, sala de lavagem, centro cirúrgico e sala de recuperação para os animais.

Todo o serviço é feito por veterinários e profissionais da saúde do Município que realizam as cirurgias em uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Associação Protetora dos Animais de Araguaína (APAA), que disponibilizam insumos para as cirurgias e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária para a realização de estágio.

Além desses, o MPT (Ministério Público do Trabalho), por meio da procuradora Cecília Amália Cunha Santos, e MPE (Ministério Público do Estado), representado pelo defensor público Pablo Mendonça Chaer, incentivaram e investiram recursos para terminar a reforma e adaptação do prédio, que era uma UBS, e compra dos equipamentos.

Animais resgatados pela associação também são atendidos no centro, ajudando no controle populacional dos animais para evitar o aumento de doenças de animais transmitidas para as pessoas no município.