Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Henry Cruz

Foto: Henry Cruz

Muita arte e cultura marcam a realização da Mostra 20 anos do Grupo Artpalco, que marca a duas décadas de história do grupo sediado no município de Araguaína.

As celebrações de aniversário, que tiveram início nesta semana, incluirão quase 30 dias de programação, com apresentações culturais em Palmas e Araguaína, e ainda exposição de trabalhos do grupo que resgatam essa trajetória.

Para abrir a Mostra, os atores e fundadores do Grupo – George Henrique Silva e Tatiane Breve – apresentaram o espetáculo “E se a gente se conhecesse outra vez?”, na Praça céu (Araguaína Sul). Sob a direção de Luiz, a concepção do espetáculo trouxe componentes do teatro popular que vão desde os elementos visuais da cena à sonoplastia, que funcionam como elos importantes entre a história, os personagens e o público.

Sinopse

Ana e Lauro, que diante da proximidade da morte, resolvem partir em uma aventura poética, para descobrir o que teria acontecido de diferente em suas vidas caso no passado outros caminhos tivessem sido trilhados. Será que toda a nossa vida vem traçada e colocada na conta do destino? Ou a gente tem a capacidade de moldá-lo mesmo nas situações limítrofes da vida?

Projeto

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

Ao parabenizar o grupo Artpalco, o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a relevância do trabalho da companhia para a arte e cultura tocantinense. “São vinte anos de história e com o apoio da Lei Aldir Blanc, o grupo ArtPalco tem levado um pouco dessa tradição nas artes a outros lugares, ampliando os horizontes e permitindo e facilitando o acesso à cultura, que é um dos objetivos da Lei Aldir Blanc”, frisou Jairo Mariano ao mencionar a determinação do governador em exercício Wanderlei Barbosa para que os projetos executados pela LAB sejam disseminados por todo o Estado.

Programação

A mostra em Araguaína seguirá até o dia 25 de novembro e contará ainda com apresentação dos espetáculos Casos Insanos a bordo, As malditas, Geringonça, Exposição 20 anos grupo Artpalco, Um minuto pra dizer que te amo, O rei do lixo, Bullying que bicho é esse? Ted, Nina e o boi do tempo – Uma aventura alimentar, A incrível lenda do capim dourado, Minha Terra tem poesia – Espetáculo lítero musical, Oficina de hiper-realismo para cinema: formação prática para atores e diretores, Casos insanos a bordo, Os opostos se dis-traem e Peter Pan – Aventuras pela Terra do nunca (alunos do Espaço Cultural Artpalco).