Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe feminina de basquete da Escola Municipal Maria Júlia, localizada no Aureny III, em Palmas, disputa nesta quinta-feira, 4, a medalha de ouro na Série Bronze dos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs) 2021, disputados no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na capital fluminense. O primeiro lugar nesta série será definido em partida contra o Colégio Educalis, do Maranhão.

A equipe palmense enfrentou equipes já experientes em competições de grande porte na fase classificatória, perdendo as duas primeiras partidas contra escolas de Santa Catarina e Brasília. Mas conseguiu se recompor e com os resultados positivos contra Roraima e Pará conseguiu chegar à final na Série Bronze da competição.

A professora de Educação Física Caroline Gimenez, que acompanha as equipes de basquete das escolas de Palmas que participam dos jogos, acompanhou a evolução da equipe do técnico Adriano Morais, que há 14 anos desenvolve o trabalho com basquete na escola. “A equipe palmense chegou tímida ao campeonato, pois as meninas nunca haviam participado de uma competição deste porte, já enfrentando equipes de renome no basquete escolar. Mas foi crescendo e ganhando maturidade em quadra, obtendo vitórias importantíssimas, e hoje chega à tão sonhada final. É o início de uma trajetória no esporte para elas”, acredita.

Evento esportivo

Os Jogos Estudantis Brasileiros são disputados por jovens de todas as regiões do Brasil que terão sua primeira oportunidade de disputar uma competição nacional de grande porte. Divididos em 17 modalidades, quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos participam da competição.