Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Áreas de instabilidade associadas à circulação dos ventos e a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o continente vão estimular a formação de muita instabilidade na metade norte do País ao longo desta segunda-feira, 8.

Além disso, uma frente fria avança afastada por alto mar na altura da costa do Sudeste e aumenta as condições para chuva nos quatro estados da região.

Condições do tempo para o dia

O dia será marcado por tempo instável e chuva a qualquer hora especialmente em áreas do centro-oeste e sul da Bahia, sul do Tocantins, Goiás, Distrito Federal e na metade norte de Minas Gerais, inclusive em Belo Horizonte . A segunda-feira também deve começar com chuva em áreas de Roraima, norte e sul do Amazonas e nas capitais Rio Branco e Porto Velho .

Na costa do Nordeste, a chuva ainda será rápida desde Aracaju até a região de Fortaleza, e o tempo só deve ficar firme em uma pequena parte do sertão nordestino e no Rio Grande do Sul.

Em Florianópolis e Curitiba, o dia será de céu encoberto, com chuva ao longo do dia. Nas demais áreas do País, inclusive em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as pancadas serão isoladas entre a tarde e a noite.

Alertas meteorológicos para 08/11/2021

Alerta de temporais na Bahia, centro-sul do Maranhão e Piauí, Tocantins, norte de Mato Grosso e na maior parte do Amazonas, Pará, Acre e Rondônia;

Atenção para chuva moderada a forte no norte do Pará, do Amazonas e dos estados do Maranhão e Ceará. Também chove forte em Roraima, Goiás, Distrito Federal e em grande parte de Minas, incluindo Belo Horizonte;

Atenção para índices de umidade do ar abaixo dos 30% na região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

Tendência de chuva para os próximos 7 dias no Brasil

A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir de terça-feira, 9, vai intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Nestas áreas, atenção para o potencial de chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira, 12, inclusive nas capitais. Em boa parte da região Sul do Brasil e no interior de São Paulo a chuva perde força nesse período, pois toda energia fica concentrada mais para o centro-norte do país.