Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação Prefeitura de Goiânia

Foto: Divulgação Prefeitura de Goiânia

O ex-governador de Goiás Iris Rezende, 87 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira, 9, após três meses internado em tratamento contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Iris começou a carreira política nos anos 50, como vereador. Referência política em Goiás, ele dedicou mais de 60 anos à vida pública. Além de governador de Goiás, foi senador, deputado estadual e ministro nos governos Sarney (Agricultura) e Fernando Henrique Cardoso (Justiça)

O corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17h desta terça.

Governo do Tocantins 

O governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, lamentou o falecimento. Segundo Barbosa, Iris Rezende foi reconhecidamente um dos expoentes da política brasileira. "Com muito pesar recebi a notícia do falecimento de Iris Rezende, ocorrido nas primeiras horas desta terça-feira, 9. Reconhecidamente um dos expoentes da política brasileira, o advogado goiano Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959. Passou pela maioria dos cargos com mandatos eletivos, sendo vereador, deputado, governador do estado de Goiás e senador. Respeitado e de reconhecida capacidade administrativa e de coalizão, Íris Rezende foi ainda ministro de duas importantes pastas federais em períodos distintos, o Ministério da Agricultura ( governo José Sarney) e o Ministério da Justiça (governo Fernando Henrique Cardoso)", ressalta Wanderlei. 

Wanderlei Barbosa ainda frisa o legado de Iris Rezende e externa sentimento aos familiares. "Iris Rezende deixa um legado e exemplo de homem público engajado com a ética na política, com o respeito aos cidadãos e com políticas que gerem crescimento e desenvolvimento. Ante ao luto pela partida de Iris Rezende, externo meus sinceros sentimentos, rogando ao nosso eterno Deus para que conceda o consolo aos corações dos familiares, amigos e aos nossos irmãos goianos nesse momento".

Outras autoridades também lamentaram o falecimento. Confira as notas de pesar na íntegra:

Com pesar recebi a notícia do falecimento do ex-governador de Goiás por dois mandatos, Íris Rezende, de 87 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 9, em São Paulo, no Hospital Vila Nova Star.

Íris governou Goiás pela primeira vez, antes da divisão do estado que criou o Tocantins, no período de 1983 a 1986. O segundo mandato em 1991 ocorreu após a divisão de Goiás. Foram 60 anos de vida pública na política, começando como vereador e chegando a Ministro da Agricultura. Seus últimos mandatos foram como prefeito de Goiânia, cargo que ocupou por três períodos.

O ex-governador estava internado há três meses, tentando se recuperar de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Seu legado é incontestável e sempre será considerado referência da política em Goiás.

Meus sentimentos à sua família, amigos e admiradores. Que Deus console aos que sofrem com sua partida.

Jair Farias

Deputado Estadual

------------------------------------------------------------------------

Goiás perde hoje, um grande líder, uma das maiores referências na política da história do Brasil, Iris Rezende, 87 anos, ex-governador, ex-senador, ex-ministro, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia por quatro mandatos. Um goiano que com 40 anos de vida pública, fez muito pelo seu estado e pelo país, deixando a sua marca de trabalho e legado na política brasileira.

Muito querido pelo povo, Ires era sem dúvida, uma figura emblemática e expressiva, que sabia como poucos homens públicos no Brasil, fazer política com amor e dedicação a seu estado e sua gente.

Expresso meu pesar à sua esposa, Dona Iris, seus filhos, netos, parentes, amigos e ao povo goiano. Que Deus possa confortar a todos, nesse momento de dor e sofrimento.

Descanse em paz Iris Rezende.

Valdemar Júnior

Deputado Estadual

-------------------------------------------------------------------------

É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende, de 87 anos, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 09, em São Paulo, onde fazia tratamento há mais de três meses para recuperação de um acidente vascular cerebral (AVC) que sofreu em agosto.

Iris nasceu em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás, em 22 de dezembro de 1933. Iniciou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia. Foi eleito governador de Goiás por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994. Em 2004, novamente foi eleito prefeito de Goiânia. Encerrou a carreira política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia.

Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda. 

Prefeita Josi Nunes 

Vice-prefeito Gleydson Nato

Prefeitura de Gurupi

--------------------------------------------------------------------------

Nos solidarizamos com os familiares, amigos, correligionários e admiradores de Iris Rezende Machado, nesse momento de dor, ocasionado por sua partida.

Iris Rezende deixa a sua contribuição à sociedade como político, onde foi vereador, prefeito, deputado, senador, ministro e governador. Ele teve um legado histórico e partidário brilhante e de respeito dentro do MDB.

Tivemos a oportunidades de estar ao lado desse grande homem, e nos sentimos honrados pelo trabalho por ele prestado junto ao nosso Brasil e Estado de Goiás.

Que Deus traga consolo e força a todos nesse momento de luto.

Moisés Avelino - Ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------