Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flaviana Ox

Foto: Flaviana Ox

O espetáculo de dança-teatro “Só Maria é Daqui!” será oferecido ao público em exibição online e gratuita nessa sexta-feira, sábado e domingo, 12, 13 e 14, às 19 horas, no canal do Youtube do Coletivo Agulha Cenas. A produção artística explora a diversidade e as origens, a partir da perspectiva de alguém que nasceu e cresceu em Palmas, em paralelo com aqueles que aqui chegam, trazendo um novo prisma sobre a caçula das cidades.

Com coreografias e direção artística de Elton Fialho, o espetáculo estimula a reflexão sobre a vida em sociedade e a participação cultural. “Palmas é uma cidade com apenas 32 anos de existência, o questionamento sobre a origem, suscita discussões relevantes sobre as mais variadas culturas e os diversos fluxos de ocupação da região do atual estado do Tocantins, através de uma poética singela e cativante”, afirma o artista.

No elenco estão ainda os bailarinos Carlos Gontijo, LibyAhias, Maria Antônia Dantas, Renata Souza e Vanessa Sousa, do Coletivo Agulhas Cenas, que também colaboraram na concepção artística. O texto contém trechos do livro Palmacética, de Thiago Ramos de França, e o poema Esperanza de Alexis Valdés e a direção musical é de Fábio Geriz.

O projeto tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Prefeitura Municipal de Palmas.

Perfil

Elton Fialho começou a atuar na dança há 18 anos. Durante essa jornada, fez parte da 1ª Turma de Formação artística em Dança pela Secretaria de Cultura do Amazonas e graduou-se como Bacharel em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas em 2009. Atuou em diversos setores da área, como bailarino, diretor de Cia, coreógrafo e produtor na capital do Amazonas e em Porto Seguro – BA. Em 2012, escolheu o Tocantins para desenvolver o seu trabalho com dança e circo. A princípio, criou a AcroLife Cia de Artes que tinha como proposta desenvolver trabalhos de Dança, teatro e Circo, além de realizar produções culturais. Em 2013, participou do processo seletivo para professor de dança, atendendo aos projetos do Centro de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas. No mesmo ano, foi convidado para coordenar a Injoy Studio de Dança que permaneceu até agosto de 2015. No mesmo período, participou novamente da seleção da Fundação Cultural de Palmas para Coreógrafo do Corpo de Baile, exercendo a função até o momento.