Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

A chama de umas das maiores festas da cultura popular palmense segue acesa a todo vapor no 29° Arraiá da Capital. A segunda noite da festança junina, realizada nessa quinta-feira, 11, foi marcada pela disputa do título do Melhor Casal do Cangaço, com apresentações criativas, figurinos inovadores e coreografias na ponta dos pés, que prenderam a atenção da plateia e dos jurados do início ao fim. O espetáculo está sendo transmitido em tempo real, por meio do canal oficial da Prefeitura de Palmas, no YouTube, todas as noites a partir das 19 horas.

Esbanjando criatividade, 16 agremiações juninas passaram pela arena na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho na segunda noite do evento. Com um novo formato, a edição deste ano permite que um pequeno grupo, formado por até dez convidados de cada junina, possa acompanhar as apresentações, seguindo as medidas de segurança e prevenção à Covid-19.

O casal de Cangaceiros da quadrilha Luar de Santo Antônio foram os responsáveis por abrir as apresentações da noite. A abertura exaltou a força da mulher com o enredo ‘Mulher macho sim, senhor!’, lembrando das diversas situações em que as mulheres vivenciam ainda que contra própria vontade.

Durante as demais apresentações dos casais representantes das juninas, temáticas sociais como a violência, fome, feminicídio, sobrevivência e a seca foram destaques, além do clamor por justiça e a importância da preservação da fé e da devoção. Temas fortes que se misturaram, embalados pela emoção e superação, fechando a noite com brilhantes performances.

 (Foto: Luciana Pires)

Jurados

Atentos a cada detalhe, os nove jurados avaliaram quesitos como desenvoltura na dança, figurino, coreografia e originalidade. As notas serão divulgadas somente na noite de domingo, 14. "Como todos os anos, as disputas são muito acirradas. É um trabalho feito com muita dedicação, e o resultado final não poderia ser diferente, com figurinos ricos, coreografias complexas e muito bem executadas", lembrou um dos integrantes do júri, o ator, diretor e produtor teatral, Kaká Nogueira.

Bastidores

Para levar ao público um grande espetáculo, há muita correria nos bastidores, mobilização e trabalho intenso de toda equipe. Os últimos ajustes nos figurinos, maquiagem e cabelos seguem até os segundos que antecedem a entrada na arena. No final, são muitos os detalhes que não podem passar despercebidos em busca da nota máxima, depois de meses de pesquisas, definição e construção dos enredos e ensaios exaustivos.

Música

Entre os intervalos das exibições dos casais, a cantora palmense Taíse Marques animou o público tocando grandes sucessos do sertanejo e forró. A artista iniciou a carreira em 2009, quando ingressou na Banda Bola de Fogo. Na época, a banda lançou o segundo CD que fez grande sucesso local com a música ‘Agora é tarde’. De lá para cá, Tahyssa Marques já participou de vários eventos culturais em Palmas e no interior do Tocantins.

 (Foto: Luciana Pires)