Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

(Foto: Thaís Ramalho)

A Agência de Tecnologia da Informação (ATI) foi a unidade de Palmas escolhida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) para a instalação de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT). A ação otimizará o fluxo de informações entre os provedores de internet e promete proporcionar uma rede eficiente, melhorando, desta forma, a prestação dos serviços do Governo do Tocantins aos cidadãos.

Parceira do NIC.br, a Agência apoiou a realização de uma reunião técnica, nessa quinta-feira, 11, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), para apresentação do PTT feita pelos analistas de redes do Núcleo, Julimar Lunguinho e Ângelo Fukase. O evento reuniu profissionais da área de Tecnologia da Informação, universitários e a iniciativa privada.

Ainda maio de 2019, a Agência recebeu representantes do NIC.br e foi bem avaliada quanto à segurança, infraestrutura, qualidade do datacenter e refrigeração que são requisitos necessários para a instalação de um PTT.

“Também avaliamos o fato da ATI não possuir vínculo de lucro, diferente de um provedor de internet. Então, essa parceria está indo muito bem, pois a Agência nos forneceu todos os requisitos que precisávamos e colaborou para que todo processo de instalação fosse feito de forma rápida”, destaca Julimar.

Em longo prazo, a instalação desse ponto trará melhor qualidade para a internet de Palmas, bem como para o Governo do Tocantins que entra como provedor de conteúdo e disponibilizará, nesse sentido, seus serviços à população de forma mais célere, encurtando o caminho da conexão entre os computadores. 

“A ATI fez estudos para que esse PTT fosse instalado em seu datacenter e, hoje, a estrutura de equipamentos já é uma realidade. O Governo do Tocantins ganhará em performance dentro dos serviços de conectividade e poderá entregar, à população, resultados eficientes”, garante o presidente da Agência, Marco Giralde.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO, Valdenir Borges Junior, destaca a importância da instalação desse ponto para o Tocantins. “A instalação do PTT é de grande valor para todo Tocantins, pois proporcionará uma conexão eficiente entre pontos importantes do Estado. Devemos participar desse processo através dos nossos provedores contratados, uma vez que podemos ter, como possibilidade, a solicitação para que se adequem a esse pix a fim de termos um ganho de eficiência entre as nossas unidades e os serviços que prestamos aos cidadãos”, afirma.

O gerente de Redes e Comunicação da ATI, Periano Catani, destaca que, agora, a Agência se prepara para receber a continuidade dos serviços do NIC.br. “Com a instalação dos equipamentos do pix já feita na ATI, o próximo passo do NIC.br será, nas próximas semanas, fazer as devidas configurações no datacenter da Agência”, finaliza. (Ascom ATI)