Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aldemar Ribeiro

Foto: Aldemar Ribeiro

O governador do Estado do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, homologou nesta quarta-feira, 17, o concurso público para o provimento dos cargos de soldados e oficiais bombeiros militares. Serão convocados 115 candidatos para o curso de formação, sendo 100 vagas para a função de Praça e 15 para Cadetes. 

"Nós precisamos fazer essa reposição de homens nas ruas, tanto dos bombeiros quanto dos policiais militares e teremos o cuidado de chamar o máximo possível dentro do nosso orçamento. O comandante-geral, coronel Farias, tem a autorização de encaminhar o recrutamento para fazer a reposição dentro do quadro estabelecido”, destacou o governador Wanderlei Barbosa, sobre o concurso. 

A homologação ocorreu durante a solenidade de passagem de Comando do 1° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), realizada nesta quarta-feira, 17, em Palmas. O major Antônio Luiz Soares da Silva assumiu o Comando do 1° Batalhão, no lugar da tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, que estava no comando desde 2019. 

Durante a solenidade, o governador desejou sucesso aos bombeiros em suas novas posições. "Uma troca de comando não representa tristeza, é uma oxigenação natural. O comando não é de força, é de cuidado e fico feliz que a tenente-coronel Andreya Bueno tenha trazido esse sentimento para o 1° Batalhão, e que o novo comandante major Soares possa ter o mesmo discernimento, estabelecendo sua marca com respeito, pois a confiança que lhe é depositada pelo comando é a confiança depositada também pelo Governo", finalizou o governador Wanderlei Barbosa. 

Novo Comando

O novo comandante do 1° Batalhão, major Soares, destacou o sentimento de gratidão pelo cargo que lhe foi confiado. “É sem dúvidas uma grandiosa missão atendermos uma regional muito grande que é Porto Nacional, Paraíso e Palmas, mas o sentimento é de gratidão e farei o meu melhor”, frisou. 

A agora ex-comandante, tenente-coronel Andreya Bueno, deixa o comando para assumir um novo desafio, o Comando Operacional, ao qual estão subordinados o 1°, o 2° e o 3° Batalhão. “Deixo o Batalhão, mas não o serviço Operacional, assim continuarei próxima da tropa, mas a sensação é de dever cumprido, de que as metas traçadas foram alcançadas e de que o serviço da nossa tropa, que é servir a comunidade, foi efetivado”, ressaltou a tenente-coronel. 

Concurso

Sobre a convocação para o curso de formação dos aprovados no concurso, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, destacou que a previsão é de que a convocação seja feita a partir de janeiro. “Estamos trabalhando para que, já no início do próximo ano, a gente consiga fazer a convocação desse pessoal para o curso de formação de oficiais, que dura em média dois anos; e também o curso de praças, que tem duração de quatro meses”, informou. 

O comandante-geral destacou ainda que a expectativa é de que os convocados comecem a atuar a partir do segundo semestre de 2022.

Perfil do Novo Comandante

O major Antônio Luiz Soares da Silva é natural de Itaguatins (TO) e ingressou no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins em abril de 2008. Tem em seu currículo o curso de formação de soldados, realizado em 2007 no Maranhão; o curso de formação oficial de bombeiros (2008-2010); e o curso de aperfeiçoamento de oficiais voltado para o gerenciamento de segurança pública, realizado no Estado de Goiás em 2016. No corrente ano, atuava como subcomandante do 1° Batalhão.