Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Primeiro material com atividades foi entregue para alunos da Escola Municipal José Gomes Sobrinho, no Setor Monte Sinai

Primeiro material com atividades foi entregue para alunos da Escola Municipal José Gomes Sobrinho, no Setor Monte Sinai Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Primeiro material com atividades foi entregue para alunos da Escola Municipal José Gomes Sobrinho, no Setor Monte Sinai Primeiro material com atividades foi entregue para alunos da Escola Municipal José Gomes Sobrinho, no Setor Monte Sinai

A educação empreendedora será ampliada para mais de 10 mil alunos do Ensino Fundamental de Araguaína em 2022, inclusive os matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos). A capacitação faz parte do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), realizado pela Prefeitura e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O programa atenderá também professores, gestores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

“Araguaína é uma cidade com alma empreendedora e foi assim que muitos começaram: pequenos, vendendo na porta de casa, e hoje são grandes empreendedores. Esse material didático vai levar o conhecimento para toda família, é uma oportunidade de qualificação desde criança para se tornar mais um empresário”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

O atendimento foi iniciado em 2014 para 4.500 alunos e ampliado até atender toda a Rede Municipal de Ensino. Em 2019, o JEPP capacitou mais de seis mil alunos, que contaram com aulas de desenvolvimento de estratégias de produtividade e comercialização de produtos.

Melhoria no ensino

O primeiro material com atividades foi entregue na última sexta-feira, 12, em cerimônia na Escola Municipal José Gomes Sobrinho, no Setor Monte Sinai. A secretária municipal da Educação, Elizângela Moura, contou que “o empreendedorismo já é trabalhado em sala de aula, e agora será ampliado para todas as turmas com um olhar específico para cada ano. O material entregue é um exemplar do que será utilizado no próximo ano”.

(Foto: Marcos Sandes)

Ao final do ano letivo, os alunos realizarão uma feira empreendedora, com materiais e produtos produzidos por eles ao longo do ano.

Material adequado

Além de Araguaína, mais seis municípios da região receberão o programa em 2022. “As cartilhas, vídeos e cursos são adequados para a idade e linguagem própria da criança, de forma que ela entenda o que vem a ser um plano de negócios. É preciso primeiro ambientá-la, com atividades lúdicas, figuras de linguagem, criar um vínculo até emocional e partir daí fazer a transformação”, explicou o gerente regional do Sebrae, Joaquim Quinta Neto.