Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em continuidade à campanha Cooperar Pela Vida, o Sistema OCB/TO convida as cooperativas tocantinenses, seus cooperados e colaboradores, a se unirem em prol da doação de sangue para a Hemorrede do Tocantins. Desde outubro a campanha incentiva a doação de sangue e de absorventes, e seguirá ainda durante todo o mês de novembro. Para a doação, está sendo agendado o mutirão cooperativista, que será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro. Para os doadores de Palmas, a orientação é o agendamento por meio do Sistema OCB/TO, e para os demais, o contato direto com o hemocentro da região. 

Segundo os organizadores, serão seguidos protocolos para que seja uma ação segura e sem aglomeração. “Além de ser um ato de solidariedade, doar sangue é uma atitude cidadã e que beneficia a saúde de todos. Por isso, reforçamos o convite a toda a sociedade cooperativista e tocantinense, para se juntarem a nós nessa campanha e Cooperar Pela Vida”, convoca o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri.

A necessidade de doadores voluntários é alta durante todo o ano, mas devido à pandemia do novo coronavírus esse quadro se acentuou, e embora a pandemia esteja sob controle, o número de doadores segue não atendendo a demanda. "Não existe substituto para o sangue, por isso campanhas como estas que trazem esclarecimento e incentivo a doação de sangue para a população é tão importante para a manutenção dos estoques de sangue, ainda mais em momentos como estes em que a demanda de sangue só aumenta e infelizmente o número de doações não acompanham o mesmo ritmo", conta Robéria Fernandes, responsável pela área de Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas.

Para participar da doação em nome do cooperativismo em Palmas, realize seu agendamento aqui! Para as demais regiões, entre em contato com o Hemocentro mais próximo: Araguaína (3411-2915); Gurupi (3312-2237); Porto Nacional (3363-8321); Augustinópolis (3456-1308).

Recomendações

Para doar é preciso apresentar documento com foto, estar em bom estado de saúde, alimentado (evitar alimentação gordurosa nas últimas 4 horas), pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos). Menores de idade poderão doar somente com autorização dos responsáveis.

Cooperar Pela Vida

Outra iniciativa encabeçada pelo Sistema OCB/TO por meio da campanha Cooperar Pela Vida é a doação de absorventes, que já entregou mais de 10 mil unidades à instituições no Tocantins. A arrecadação segue até o dia 30 de novembro e para doar basta procurar a sede do Sistema OCB/TO em Palmas, ou uma cooperativa próxima de você.  (Comunicação OCB)