Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Para evitar a transmissão da dengue, febre amarela, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde de Palmas/TO alerta a população sobre a importância de intensificar as ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Com o início do período chuvoso, a equipe de agentes de combate às endemias da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Capital convoca todos os moradores para reservar um tempo durante a semana para que seja feito rastreamento de todos os espaços da residência verificando os possíveis criadouros de focos do mosquito transmissor.

A bióloga da UVCZ, Amanda Alexandrino Carvalho Araújo, lembra que a rotina de visita dos agentes de endemias aos domicílios para vistoriar e buscar focos do mosquito foi intensificada nas últimas semanas. "Além da inspeção, nossos agentes buscam também orientar os moradores sobre a necessidade de eliminar recipientes que não são de uso contínuo e lavar bem os que são de uso contínuo, entre outras iniciativas que ajudam na prevenção das doenças", conta a profissional.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2020 houve um quantitativo de 1.770 notificações para a doença na Capital e um total de 3.514 notificações de janeiro a setembro de 2021.  

No que se refere aos casos confirmados das notificações da dengue na Capital, em 2020 foram contabilizados 484 casos e 1.716 casos de janeiro a setembro de 2021 - representando um aumento de 254% no número de casos de 2020 para 2021. 

Segundo a Secretaria da Saúde, o número de casos de dengue em Palmas vem preocupando a rede de monitoramento das arboviroses da Capital. A população precisa contribuir, fazendo sua parte na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti nos espaços residenciais.

Chikungunya e Zika 

Os casos de Chikungunya e de Zika Virus também apresentaram aumento. Em 2020, foram confirmados 4 casos de Chikungunya e um total de 22 de janeiro a setembro de 2021 - aumento de 450%. Já os casos de Zika, foram confirmados 3 em 2020 e 14 de janeiro a setembro de 2021 - aumento de 366%.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti

- Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;

- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

- Mantenha lixeiras tampadas;

- Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

- Plantas que acumulam água devem ser evitadas;

- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

- Mantenha ralos fechados e desentupidos;

- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais no mínimo uma vez por semana;

- Retire a água acumulada em lajes;

- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;

- Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;

- Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue;

- Denuncie a existência de possíveis focos de Aedes aegypti para a UVCZ.

Sintomas da dengue

- Febre alta com início súbito;

- Dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos (que piora com o movimento);

- Manchas e erupções na pele;

- Cansaço extremo;

- Dores nas articulações;

- Náuseas;

- Vômitos. (Da redação com informações da Secom Palmas)