Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), divulgou no Diário Oficial nº 5974 da sexta-feira, 26, a lista definitiva com os nomes dos artesãos e entidades representativas classificados para participarem da 21º Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (Fenearte). Foram classificados dois artesãos individuais e cinco entidades representativas.

Além do capim dourado e das peças indígenas, serão levados para feira os artesãos e entidades que utilizem na produção das peças artesanais tipologias a partir Semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e Madeira, Capim e fibra, Cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto.

Na categoria artesão Individual, foram selecionados os artesãos Marcio Bello dos Santos (Porto Nacional) e Durvalina Ribeiro de Sousa (Palmas). Na modalidade entidades representativas, foram classificadas o Centro Cultural Kájre (Goiatins), Associação Dourada (Novo Jardim), Casa de Cultura Karajá (Ilha do bananal), Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (Mateiros), Associação Dianopolina de Artesãos (Dianópolis).

A 21ª edição da Fenearte acontece de 10 a 19 de dezembro de 2021 no Centro de Convenções de Pernambuco. Neste ano, a feira homenageia o Movimento Armorial idealizado por Ariano Suassuna há 51 anos. A campanha gráfica mostra figuras iconográficas dos traços de Zelia Suassuna, que este ano completa 90 anos, e destaca o cinquentenário do romance A Pedra do Reino.

A edição da feira celebra também o reconhecimento do IPHAN, por meio do prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, reconhecimento importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.

Em 2019, a maior feira de artesanato da América Latina recebeu cinco mil expositores que ocuparam 800 espaços numa área de 30 mil m². Com investimento de R$ 5,5 milhões e geração de cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários, o evento movimentou cerca de R$ 45 milhões ao longo de doze dias e recebeu um público estimado em 300 mil pessoas.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.