Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto audiovisual Poesias do Eu, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), estreia nesta segunda-feira, 29, com sessão gratuita às 19 horas, no Cine Cultura. A entrada é gratuita, com ingressos limitados, e participação especial dos atores e equipe técnica.

 O evento traz textos literários inéditos do poeta Gilson Cavalcante, que tem como cenário principal o distrito de Taquaruçu e conta a história seis personagens que dividem a voz que interpreta as poesias, divididas em 3 atos

No primeiro ato, chamado de “A Natureza do/e o Eu”, as poesias desenvolvem-se inspiradas na natureza humana, dos animais, das plantas e das relações entre eles. O segundo vídeo se chama “Eu na/ e a Solidão”, com poesias que tratam de assuntos relacionados à solidão, que atingiram grande parte das pessoas que têm no seu dia a dia o encontro com colegas, amigos ou familiares. E o terceiro vídeo encara o assunto que ronda a pandemia, a morte. Encarar ela, pensar, imaginar, sofrer dela e por ela. Este se chamará “A morte do/e Eu”.

Os poemas serão interpretados por seis atores provenientes do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com o diretor Gustavo Henrique, as gravações ocorrem com o cumprimento de todas as normas de segurança sanitária. "Fizemos diversos ensaios coletivos online, o que foi um desafio, já as gravações foram organizadas para que os atores trabalhassem sem contracenar, diminuindo assim a quantidade de pessoas no set de filmagem", declarou.

Projeto

O projeto Poesias do Eu foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, promovido através da Fundação Cultural de Palmas – Prefeitura Municipal de Palmas e através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – Governo do Estado do Tocantins e Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal.