Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Mari Rios

O estudante Ítalo Bruno Lima Teixeira, 17 anos, atraiu a atenção do público no projeto Spanglish Music, realizado pela equipe do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, com a interpretação da música My Way, de Frank Sinatra. Ele conseguiu passar emoções e demonstrou uma desenvoltura no palco.

O projeto Spanglish Music reuniu estudantes na manhã desta terça-feira, 30, com o objetivo de motivar a aprendizagem da Língua Inglesa e Espanhola e aprimorar a expressão verbal. As apresentações dos estudantes tiveram caráter competitivo, com uma premiação no valor de R$ 300,00 para o classificado em 1º lugar, R$ 200,00 para o segundo colocado e R$ 100,00 para a terceira classificação.

Ítalo explicou que aprendeu a gostar das músicas de Frank Sinatra, ainda criança, por influência de sua bisavó, a senhora Raimunda. “Foi uma experiência nova, apresentar na escola. Posso dizer que hoje fiz uma homenagem a minha bisavó, que gostava muito do cantor. Vi nos vídeos que os fãs de Frank Sinatra sempre jogavam rosas, então, pensei em trazer flores para entregar a algumas pessoas e deu certo”, comentou o estudante.

Sobre a importância do projeto, Ítalo destacou a oportunidade de aprendizagens. “Esse é um espaço que temos contato com a arte e ajuda na nossa formação, porque trabalhamos várias habilidades”, afirmou o aluno.

O estudante Matheus Vieira de Melo, 18 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, também se destacou durante a apresentação com música e dança. “Eu já sabia a música e me organizei para apresentar nas atividades do projeto. Esta é uma experiência muito boa para a nossa vida. Eu gosto muito de música e pretendo continuar cantando. Também percebi que muitos alunos tímidos conseguiram realizar belas apresentações”, frisou.

A aluna Daiane Souza Ferreira, 15 anos, que estuda na 1ª série, interpretou a música A Thousand Years, de Christina Perri, e conseguiu vencer desafios para mostrar seus talentos. “Eu já tinha apresentado na escola, mas aí veio a pandemia e passamos muito tempo fora da escola e, agora, estamos tentando retornar com as atividades de antes. Então, foi uma experiência muito boa para exercitar a pronúncia do inglês e ajudar os estudantes a desenvolverem suas habilidades artísticas”, observou Daiane.

Outros estudantes também se apresentaram mostrando a diversidade cultural, com músicas dos Beatles, de Shawn James e da banda Hoobastank.

A professora de Língua Inglesa, Sancha Alves Barbosa, destacou a aprendizagem. “Apresentamos o projeto e incentivamos os estudantes a participarem. Convidei um amigo músico para ajudar e passamos a acompanhar os ensaios. A aprendizagem foi ampla, além de melhorar o conhecimento da língua, observamos o entusiasmo, responsabilidade, expressão corporal, a solidariedade com os colegas e a desinibição”, esclareceu a professora.

A comissão de jurados foi formada pela educadora Alessandra Oliveira Quirino Chiarioni, da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), da cantora e compositora Dinikelly Geyser Silva do Nascimento Leal e do professor Charleis Rodrigues Soares, que atualmente atua como 2º sargento da Polícia Militar.