Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet-TO) foram recebidos na manhã desta quarta-feira, 1º de dezembro, pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e pelo secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Fábio Pereira Vaz no Palácio Araguaia, em Palmas.

Na reunião, o sindicato discutiu com o governo sobre uma proposta de negociação da pauta de reivindicações da categoria. Atualmente, o Sintet possui mais de dezenove mil ações judiciais, coletivas e individuais, requerendo o pagamento dos direitos dos trabalhadores da educação.

O secretário executivo da Seduc, Fábio Vaz ressaltou ao governador sobre a necessidade de reparar as reivindicações da pauta da educação. “precisamos estudar a melhor forma de reparar, planejar, e com cuidado, atender a pauta no que for possível”, disse o secretário.

O governador Wanderlei Barbosa disse que tem intenção de diminuir a dívida dos passivos. “Vamos avançar no que podemos avançar, vamos construir e fazer essa reparação com a educação”, disse ele.

Silvinia Pires, dirigente sindical e representante do Sindicato no Conselho do Fundeb apontou os recursos do Novo Fundeb que devem ser aplicados para a valorização dos profissionais da educação. Em resposta, Wanderlei disse que “se tiver como pagar os passivos, nós vamos pagar”, afirmou o governador.

O secretário-geral, Carlos de Lima Furtado, o secretário de Finanças, Nilton Pinheiro, o secretário de Políticas Educacionais, Iata Anderson e o presidente da regional de Palmas, Fábio Lopes pontuaram sobre a necessidade de cumprir com os direitos da categoria: pagamento das progressões e data-base, da realização do concurso público, da regularização do Plano de Saúde (SERVIR), equiparação PRONO e PROEB entre outros. O assessor jurídico Silvanio Mota acompanhou a reunião.

O Sintet avalia a reunião como positiva, já que o governo retoma o diálogo com o sindicato de maneira propositiva. “Vemos como positivo a iniciativa do governo em receber o sindicato”, disse Nilton Pinheiro.  

O governador autorizou o secretário a criar uma comissão para discutir a pauta da educação. “Vemos a reunião como importante, pois depois de tanto tempo estamos sendo atendidos pelo governo. Nós acreditamos que a manutenção do diálogo é fundamental para o avanço da nossa pauta”, disse Carlos de Lima Furtado.

O presidente do Sintet, José Roque Santiago, não compareceu à reunião devido passar por tratamento de saúde.

O governador, junto com o secretário, se comprometeu em avaliar os recursos da educação e chamar uma nova reunião com o sindicato ainda este mês. Morgana Gomes, da Seduc também participou da reunião.