Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tony Suit

Foto: Tony Suit

A chef de cozinha tocantinense Ruth Almeida venceu o Oscar da Gastronomia Brasileira, o Prêmio Dolmã, durante o Festival Enchefs Brasil, realizado nessa sexta-feira, 3, na capital Belém (PA). Com pintura indígena nos olhos, turbante, e acessórios de capim dourado, a ex-quebradeira de coco pisou no tapete vermelho mostrando a força da culinária regional.

Neste sábado (4), a chefe estará presente na 1ª Feira Gastronômica de Porto Nacional, na praça da Catedral Nossa Senhora das Mercês, no Centro Histórico, realizada pelo Sebrae Tocantins e a Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria da Cultura e do Turismo.

Recentemente a chef Ruth Almeida foi indicada pelo Sebrae Tocantins para participar da Mostra Gastronômica Sabores da Amazônia, conduzida pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal, presidida pela Senadora Kátia Abreu. A Mostra, que foi realizada no Congresso Nacional, teve o apoio do Sebrae, do Senac, e da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Rogério Ramos, enalteceu a participação da chef no Festival. “São exemplos como esses que levam o nome do nosso Tocantins para os diversos cantos do país e do mundo. É importante reconhecer e valorizar a Ruth Almeida e sua arte”, enfatizou.

O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, parabeniza a chef pela conquista e reconhecimento. “É um orgulho enorme para o Tocantins e para a Região Norte. O talento da Chef Ruth e esse prêmio só reforçam a visão de que temos por aqui um enorme tesouro que só agora começa a ser descoberto: a nossa gastronomia, os nossos atrativos turísticos, enfim, a nossa economia criativa”, comemorou.

Ruth recebeu o prêmio na categoria estadual, em 2018, e este ano foi a única mulher finalista na categoria Nacional, disputando com também renomados chefs de cozinha do Brasil. “São minhas raízes que me trouxeram até aqui, por isso eu vim como eu sou, tocantinense, indígena e quilombola, para mostrar a força que temos”, destacou a chef.

Ruth Almeida

Ruth é chef de cozinha, consultora e pesquisadora da culinária afroindígena. É proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional com produtos do pequeno produtor. A empresária hoje ministra palestras, oficinas, cursos, além de realizar eventos.

(Foto: Tony Suit)