Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Festival de Circo de Taquaruçu foi o primeiro a criar uma experiência de programação online, ainda em 2020, e mostrou ao mundo que o circo é capaz de aproximar e emocionar as pessoas mesmo distantes do picadeiro. Ainda nesta primeira experiência de circo na internet, o evento proporcionou alegria para um público de quase 8 mil pessoas, entre espectadores dos espetáculos, participantes das 12 oficinas e o público das lives realizadas em diversas plataformas. Este ano o Centro Cultural Circo Os Kaco, organização realizadora do festival, preparou nova edição especialmente criada para a internet, que acontece entre os dias 9 e 12 de dezembro no canal d`Os Kaco no Youtube e outras plataformas digitais e espera chegar a um público ainda maior. 

A proposta dos realizadores do evento é promover um diálogo ainda mais profundo entre o cinema e o circo, trazendo para o público novas perspectivas das cenas, números e espetáculos. A continuidade das parcerias com a Círculo Filmes e a Cultivo Projetos e Soluções Criativas, somadas a experiência da equipe do Centro Cultural e da Iuna Produções na realização de programações artísticas, e o apoio do Rumos Itaú Cultural, prometem uma experiência única para o público. O trabalho técnico e artístico do festival foi realizado com objetivo de potencializar a dramaticidade das apresentações, valorizar o virtuosismo e o talento dos artistas e, sobretudo, celebrar o trabalho de quem está nos bastidores do picadeiro.

Programação

A programação oficial já pode ser conferida no site do Circo Os Kaco. Estão confirmadas as tradicionais e esperadas Noite da Palhaçaria e Noite de Gala, além da experiência Circonectados, um espetáculo de variedades que convida o público a navegar por inúmeros perfis de artistas no Instagram. Para esta programação foram selecionados 26 artistas através da Chamada Artística, onde participaram mais de 300 artistas de todas as regiões do Brasil e de outros países.

A programação conta ainda com os espetáculos Raiow Rainha, do coletivo paulistano de palhaçaria Rainhas do Radiador, e o inédito Micélios, da Cia tocantinense Circo Os Kaco. A música também ganha espaço na programação online do FCT com o show Amanda Canto Violado, com a violeira e compositora goiana Amanda Ricoldi, que em 2020 teve a transmissão do seu show no festival cancelado em virtude dos protocolos sanitários da OMS para a covid-19.

Profissionalização do circo brasileiro

Este ano o Festival de Circo de Taquaruçu também contará com uma programação formativa dedicada aos bastidores do picadeiro. A técnica de som e produtora Kenia Feitoza, mediará a oficina sobre noções básicas de áudio para artistas da cena. Já a designer de luz Lara Cunha, oferecerá uma formação com foco na iluminação cênica. Fechando esse ciclo de atividades, a advogada Cláudia D´Árcadia mediará uma atividade abordando direitos autorais e licenciamentos musicais para espetáculos e conteúdos digitais de circo. Todas as atividades serão gratuitas e com vagas limitadas. As inscrições já estão abertas no site do Circo Os Kaco.