Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A inauguração tão esperada do Shopping Araguaia, em Gurupi/TO, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 8, com a presença de uma multidão, autoridades locais, estaduais, líderes religiosos e o presidente do Grupo Araguaia, Ataides Oliveira. Uma solenidade foi realizada do lado de fora do prédio. Durante as falas dos convidados, palavras de gratidão pelo empreendimento e ênfase do quanto ele será importante economicamente para a região sul do Tocantins. 

O ex-senador e presidente do Grupo Araguaia destacou o quanto acreditou no potencial do Shopping Araguaia para o município e esclareceu como adquiriu a área para a construção do empreendimento. Segundo Ataídes, há alguns anos ligou para o então prefeito Laurez Moreira, que lhe passou o contato do proprietário do imóvel. 

"Eu perguntei para o (ex) prefeito Laurez (Moreira) de quem era esta área enorme abandonada no centro desta bela cidade. Ele me deu o nome e o telefone do cidadão de São Paulo (...) eu quero agradecer de coração o prefeito Laurez, porque foi através dele que nós conseguimos adquirir esta área e fazer este grande empreendimento. Este shopping nasceu de um sonho, aqui são quase 20 mil metros de área construída, 96 lojas. Aqui nós temos o privilégio de ter uma multinacional que é a C&A (...) são lojas lindas que os senhores vão encantar. 75% de toda a área locada, em plena pandemia, olha que benção de Deus", exaltou Ataídes Oliveira.

Importância para a economia local

A atual prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL), disse que o Shopping Araguaia é muito importante para a economia local, principalmente nesse momento de recuperação do mercado. “Ficamos felizes por um empreendimento dessa envergadura, será muito importante para o nosso comércio”, ressaltou.

Além da prefeita de Gurupi Josi Nunes (PSL), estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Rodrigo Maciel; o deputado estadual, Elenil da Penha (MDB); o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni; ex-secretário da Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato; ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira; o ex-vereador Eduardo Fortes e prefeitos da região.

Ataídes Oliveira cortou a faixa que havia na entrada principal, simbolizando a inauguração do Shopping Araguaia e a comunidade já pode conferir as lojas já preparadas pra receber os consumidores.

Investimento

A obra foi avaliada em mais de 60 milhões de reais, e conta com as maiores lojas de departamento nacional, além de muitas outras marcas conceituadas no mercado. São 96 lojas totalizando 10 mil m² em uma área construída de 20 mil m². O Shopping possui mil vagas de estacionamento e está projetado para receber em torno de 12 mil pessoas por dia. Ao todo serão gerados mais de 700 vagas de empregos de forma direta.

Leon Barcellos, empresário, que já tem uma loja de roupas em outro shopping do Estado, viu potencial pra investir da cidade. “Eu moro em Gurupi há muitos anos e pra mim é uma honra e um prazer ver esse shopping acontecendo e eu podendo fazer parte dessa realidade”, disse.

Glauber Fernandes,  comerciante do ramo de bebidas e alimentação, está motivado. “Eu resolvi investir por que gostei das facilidades pra eu instalar o meu negócio aqui, poucas taxas. Espero o melhor daqui”, declarou.

Localização

O shopping fica na Avenida Goiás, em frente ao batalhão da Polícia Militar. O local do empreendimento estava abandonado até 2019 quando as obras começaram. A reforma pra adaptar o prédio começou antes da pandemia. Durante o pico da doença em todo o mundo a obra não parou, o número de trabalhadores foi reduzido e a obra ficou mais lenta do que o esperado, mas com a redução dos casos recentemente, tudo foi acelerado para a entrega nesta quarta-feira. 

A inauguração do shopping antes do natal foi pensada de forma estratégica para fomentar as vendas do comércio local e atrair clientes e investidores locais e de outras regiões do Estado e do País.

O consumidor que visitou o Shopping Araguaia nesta inauguração ficou deslumbrado com a quantidade de lojas de todos os ramos. Marcas como C&A, Americanas, Carmen Steffens e franquias como Cacau Show e Burger King estão presentes no shopping. O jornalista Cláudio Roberto afirmou que já tem lugar para visitar com a família nas horas de folga. “Com certeza será aqui o meu lugar de lazer de agora em diante”, disse.