Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Programada para essa sexta-feira, 10, a cerimônia de premiação do IV Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’ tem nova data. O evento foi transferido para a quinta-feira, 16, a pedido da comissão avaliadora que precisou de mais tempo assistir os mais de 50 curtas. O evento acontece às 19 horas, ao vivo no canal do Festival no YouTube.

Enquanto espera pela premiação, o público já poderá assistir os concorrentes e votar no melhor filme na categoria Júri Popular. Os filmes estarão disponíveis no canal do Você na Tela, a partir de sexta-feira, 10, às 19h. Nesta categoria, ganha o curta com o maior número de curtidas e as equipes podem se mobilizar para a votação até 15 de dezembro.

Além do júri popular, os filmes são premiados nas seguintes categorias Mostra Competitiva Jovem Cineasta; Mostra Competitiva Jovem Realizador; Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas; Mostra Competitiva Brasil na Tela; Mostra Competitiva Internacional Você na Tela.

Nesta edição concorrem no Festival 52 filmes, de um total de 82 inscritos, sendo 25 do Rio Grande do Sul, dois do Distrito Federal, quatro de São Paulo, três de Goiás, um do Paraná, um do Rio de Janeiro e 16 do Tocantins.

Você na Tela

Realizado há seis anos pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’ é uma extensão do Cine Escola e tem a finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil, estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Sobre a realização do Festival em 2021, a coordenadora do projeto, Elisângela Dantas afirma que o Festival ‘Você na Tela’ tem mostrado, mesmo nestes dois anos tão adversos por conta da pandemia por Covid-19, que o cinema e o audiovisual mostram que a vida segue. “Que este universo tem muito a contribuir para que a vida seja cada vez mais inclusiva. E que a tela da vida pode voltar a ser mais viva e cheia de cor”.