A equipe da Escola Estadual Entre Rios realizou a primeira Feira Agroecológica, com apresentações de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e compartilhamento de receitas. A feira foi realizada no pátio da escola.
Desde o início do ano, a escola vem se destacando com os produtos que estão sendo cultivados na horta escolar e com a criação de galinhas poedeiras, cuja produção de ovos supre as necessidades da escola.
A Feira Agroecológica representa uma troca de saberes entre os estudantes e seus familiares, que já cultivam em seus quintais, algumas plantas comestíveis não convencionais, como a moringa, beldroega, taioba e ora-pro-nóbis, folhas de pimenta, de batata doce, entre outras. Coordenou os trabalhos da feira a professora Paula Mendes, de Ciências, Matemática, Pensamento Científico e práticas experimentais de Matemática e Ciências, que destacou a troca de conhecimentos entre os estudantes e seus pais e avós.
O estudante Vitor Manoel Rocha contou que nunca tinha ouvido falar sobre as PANCs e que aprendeu muito com o desenvolvimento do trabalho. “Foi um projeto interessante, tinha receitas que servem como medicamentos e outras como alimento. Aprendi que poderemos usar as plantas, como vinagreira, moringa, taioba, pião roxo, que podemos utilizar durante a preparação do arroz”, ressaltou.
O diretor Washington dos Santos Andrade lembrou que os moradores da região estão acostumados com frutos do cerrado, como cajuí, mangaba e pequi. “Com o projeto, passamos a conhecer outras frutas, como o jatobá, a araticum e diversas plantas medicinais. A feira serviu para trazer conhecimento para alunos e professores. E teve uma exposição com pratos desenvolvidos a partir das PANCs como panqueca com carne de jaca, tabule com folha de pimenta, cuscuz com moringa, receitas desenvolvidos na escola, e que aprovamos os sabores”, esclareceu o diretor.
(Foto: Divulgação Seduc)