Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Fernanda Barbosa

Foto: Fernanda Barbosa

Após estreia de sucesso e casa cheia em todos os dias, a Cia Cenaberta de Teatro retoma o espetáculo teatral "O Pequeno Príncipe no Cerrado" em quatro sessões. As apresentações acontecem na próxima quarta e quinta-feira, 15 e 16, às 18 horas e às 20 horas, no Teatro Sesc Palmas. A classificação é livre e os ingressos são R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), estarão disponíveis para venda a partir das 14 horas do dia 15 de dezembro, quarta-feira, na bilheteria do teatro do Sesc.

Com direção de Kaká Nogueira e produção de Bell Gama, a peça é uma adaptação assinada pela dramaturga Ana Isabel Friedlander de uma das histórias mais famosas da literatura na humanidade, o Pequeno Príncipe, de Saint Exupéry.

O espetáculo apresenta uma viagem lúdica, atual e mágica ao Cerrado brasileiro. A sinopse mostra a história de um jovem de um planeta pequeno distante que, buscando entender os mistérios do universo, sai em busca de respostas em vários mundos e se depara, no meio do Cerrado, com um piloto de avião que estava caído, e com ele encontrará todas as respostas que faltavam.

Conforme a dramaturga, a ideia não é fazer uma história nova, mas sim, contar esta história como ela deve ser contada, simples, lúdica e mágica.

O diretor de “O Pequeno Príncipe do Cerrado”, o ator Kaká Nogueira, afirma que a escolha de construção cênica do espetáculo valoriza um visual lúdico e fantasioso. “Ele é hora teatral, hora circense, com interpretação que vai do naturalismo ao expressionismo, este comum da comédia Dell’arte”, afirma, acrescentando ainda que também é opção de direção cênica a interação com a plateia e a construção de um ambiente de magia infantil, mas que contempla todas as idades.

A produtora Bell Gama ressalta que a Cenaberta apresenta um espetáculo pensado para toda a família, um cenário lúdico, marcado por símbolos do cerrado, evidenciando o segundo maior bioma do país, e também o mais ameaçado. “Damos ênfase à fava-de-bolota, árvore símbolo do Tocantins, mas, também, um espaço com aridez acentuada, porém com evidente beleza, marcado pela iluminação do espetáculo. Uma produção que foca na cultura regional e suas riquezas”, afirma.

Projeto

O projeto conta com patrocínio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio do Fundo Municipal de Cultura (Promic 2019); do Banco da Amazônia, por meio do Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2020 e da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), por meio do Prêmio Aldir Blanc Tocantins 2020.

Cenaberta

A Companhia Cenaberta, com mais de 10 anos, é uma produtora cultural focada no teatro e cinema e já produziu no Tocantins diversos espetáculos teatrais com apresentações em todas as regiões do País, e é hoje uma das principais produtoras culturais do norte brasileiro. A equipe conta com produtores, atores profissionais, diretores, dramaturgos, professores universitários de teatro, acompanhamento de coaching, pedagogo, cenógrafo, cenotécnico, iluminador cênico, sonoplastas, figurinista.