Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Daniel Leão/ Divulgação

Foto: Daniel Leão/ Divulgação

A atriz Bell Gama anunciou a abertura das inscrições para o Projeto Cena Dramática, que promete emocionar o público com quatro apresentações especiais reunindo alguns atores profissionais tocantinenses e três estudantes da rede pública de ensino com aptidão para as artes. As inscrições estão abertas até o dia 25 de outubro, por meio do formulário disponível na bio do Instagram @bellgamaoficial.

Voltado a estudantes a partir de 16 anos, o projeto oferece uma oportunidade única de imersão artística e vivência cênica. Serão selecionadas três jovens promessas do teatro tocantinense: 1 estudante negra com vivência em dança afro e balé clássico, 1 estudante branca com aptidão para Leitura Dramática; e 1 estudante negra (perfil artístico a ser definido pela equipe do projeto).

Mais do que um espetáculo, o Cena Dramática é um reencontro afetivo e artístico. A iniciativa nasceu do desejo de celebrar duas décadas desde a histórica Oficina de Leitura Dramática ministrada pela atriz Fernanda Montenegro, em 2003, em Palmas (TO), que marcou profundamente a trajetória de uma geração de artistas tocantinenses. A

Agora, Bell Gama — uma das participantes daquela oficina — idealiza o projeto como uma forma de reviver esse marco da arte local e inspirar novos talentos. “O Cena Dramática é um tributo à memória artística do Tocantins e, ao mesmo tempo, um convite para o futuro. Queremos que jovens estudantes descubram o poder transformador do teatro, assim como nós descobrimos há 20 anos”, destaca Bell Gama, proponente e idealizadora do projeto.

O Cena Dramática reunirá intérpretes consagrados e novos talentos em quatro apresentações que prometem misturar emoção, poesia e memória, reafirmando o compromisso do teatro tocantinense com a formação de novas gerações de artistas.

O projeto conta ainda com acessibilidade em Libras em todas as apresentações.

Projeto

O projeto conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), através do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de Cultura.