Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião realizada nessa segunda-feira, 13, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), Hercy Filho, recebeu Itelvino Pisoni, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), Marcelo Perim, presidente do Conselho Estadual de Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), e Rodolfo Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem no Tocantins (Abav/TO). A reunião teve como pauta o fortalecimento da parceria institucional entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), e as entidades representativas do trade turístico.

“Precisamos somar esforços no sentido de para fortalecer a cadeia do turismo, que impacta diretamente mais de 50 atividades”, ressaltou Hercy Filho, lembrando que o comprometimento com o social é uma das bases da atual gestão estadual na condução de ações voltadas ao fortalecimento do setor econômico. Lembrou, também, que é preciso projetar Palmas e seus atrativos turísticos, já que a Capital é a principal porta de entrada para as regiões turísticas.

Itelvino Pisoni ressaltou que a Fecomércio tem uma grande abrangência, com representação nos setores de bens, serviços e turismo, e que é necessária a união de esforços e boas propostas para contemplar a todos.

Marcelo Perim e Rodolfo Ferreira também ressaltaram o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos para o fortalecimento do setor e o aprimoramento do receptivo, sendo os projetos de qualificação uma das bandeiras do setor.

Cetur

No final da tarde dessa segunda-feira, 13, o presidente da Adetuc participou da reunião do Cetur na sede da Fecomércio. Ao abrir a reunião, o presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni ressaltou a preocupação com a melhoria das condições de atendimento ao turista.

Marcelo Perim, presidente do Cetur, fez a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Conselho ao longo de 2021 e dos projetos previstos para o próximo ano. "Queremos fazer um trabalho profissional, com captação de recursos e envolvimento dos empresários", afirmou.

Em sua fala, Hercy Filho ressaltou o interesse do governador Wanderlei Barbosa na estruturação do turismo tocantinense e defendeu a necessidade e estimular os empresários a se formalizarem e cadastrarem no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.