Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu na madrugada desta segunda-feira, 20, em Goiânia/GO o ex-prefeito de Araguaína/TO, Joaquim de Lima Quinta, aos 88 anos, e, decorrência de insuficiência respiratória. Ele estava internado no Instituto do Rim de Goiânia desde o dia 11 de dezembro. 

O político foi prefeito entre 1977 e 1982 e também de 1993 a 1996. Joaquim Quinta, como era conhecido, já havia sido deputado estadual de Goiás.

Em nota de pesar, o atual prefeito de Araguaína Wagner Rodrigues Barros, disse que a Prefeitura recebeu a notícia de falecimento com imenso pesar. Segundo o prefeito, Joaquim Quinta marcou um importante avanço para a cidade de Araguaína, com a construção de obras como o Mercado Municipal e o Aeroporto de Araguaína. "Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor", declarou. 

O governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, também divulgou nota de pesar lamentando. "Joaquim Quinta deixa um legado de homem público dedicado e que trabalhou muito pelo desenvolvimento e crescimento de Araguaína e toda a região. Neste momento de luto e pesar, clamo para que o Espírito Santo de Deus conceda o conforto e consolo aos familiares, amigos", lamentou. 

Joaquim Quinta teve 4 filhos, 12 netos e 24 bisnetos.

Confira demais notas de pesar:

É com imensa tristeza que recebi a notícia do falecimento de um dos grandes nomes da história de Araguaína. O ex-prefeito Joaquim de Lima Quinta faleceu nessa madrugada, 20/12, em Goiânia, aos 88 anos. Ele estava internado por causa de uma insuficiência respiratória. Joaquim Quinta deixa uma história rica com muita contribuição para o nosso estado.

Foi prefeito de nossa cidade entre os anos de 1977 e 1982. Comandou ainda a prefeitura entre 1993 e 1996. Visionário, seu primeiro mandato foi fundamental para o desenvolvimento e estruturação de Araguaína tendo realizado diversas obras, estando entre as mais importantes a implantação das avenidas Santos Dumont e Cônego João Lima, e a construção do aeroporto.

Sempre tive por ele muito respeito e admiração.

Meus profundos sentimentos a todos os familiares e amigos.

Ronaldo Dimas

Presidente estadual do Podemos

----------------------------------------------------------------------------

Com muita tristeza, tomei conhecimento do falecimento do fazendeiro, auditor fiscal aposentado e ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta na madrugada desta segunda-feira, 20 de dezembro em Goiânia. Aos 88 anos, Joaquim Quinta morreu de insuficiência respiratória.

Patriarca de uma geração de pessoas com muito serviços prestado em Araguaína e região, Joaquim de Lima Quinta foi prefeito de Araguaína entre 1977 e 1982 e também comandou a cidade entre 1993 a 1996.

Na sua segunda passagem à frente de Araguaína, ele teve um papel fundamental na estabilização política do município. Além disso, Joaquim Quinta tinha um grande espírito empreendedor e de gestão, que foi herdado pelas futuras gerações dele e até hoje fazem a diferença em Araguaína e no Estado.

Neste momento de profunda dor, desejo meus mais sinceros votos de força a todos os familiares e amigos.

Tiago Dimas

Deputado federal 

--------------------------------------------------------------------------------

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 88 anos, do ex-prefeito de Araguaína Joaquim de Lima Quinta, ocorrido nesta segunda-feira, 20, em Goiânia. 

Joaquim Quinta era fazendeiro e auditor fiscal federal aposentado. Líder nato, iniciou sua trajetória política em Goiás, onde exerceu os cargos de prefeito e deputado estadual. 

Pioneiro em Araguaína, comandou o município como prefeito por duas vezes e também foi interventor. Comprometido com o desenvolvimento local, foi responsável por grandes obras como a construção do aeroporto e do mercado, além da implantação das avenidas Cônego João Lima e Santos Dumont. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto minhas sinceras condolências à família, aos amigos e admiradores, rogando a Deus que conforte o coração de todos.

Elenil da Penha

Deputado estadual

_______________________________________________

É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento de Joaquim de Lima Quinta, de 89 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 20, em Goiânia-GO.

Joaquim Quinta foi prefeito de Araguaína por dois mandatos, entre 1977 e 1982, e posteriormente entre 1993 e 1996, tendo papel fundamental no desenvolvimento da principal cidade da região Norte do Tocantins. Em sua trajetória pública, Quinta foi também deputado estadual de Goiás. O ex-prefeito deixa um legado de grande líder político de relevantes serviços prestados ao Tocantins.

Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda.

Prefeitura Municipal de Gurupi