Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera

Em visita nesta quarta-feira, 22, ao reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antônio da Luz Júnior, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho, reafirmou o interesse do Governo do Estado em manter parcerias com a instituição de ensino. O gestor estadual foi acompanhado de sua vice-presidente, Jocélia Costa, e dos superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Relmivam Milhomem.

No último mês de maio, as duas instituições assinaram Termo de Cooperação voltado ao desenvolvimento de atividades nas áreas do turismo e afins, projetos, planos, pesquisa, extensão, inovação científica e tecnológica, difusão e transferência de tecnologia, capacitações e eventos. “Nós acreditamos muito na parceria com o IFTO”, afirmou o presidente Hercy Filho, lembrando a disposição do governador Wanderlei Barbosa em privilegiar propostas voltadas a qualificação profissional.

Segundo Antônio Luz, o IFTO possui 11 campus e 40 polos de educação a distância, sendo projeto chegar a todos os municípios nos próximos anos. Desta forma, a realização de formações a distância para trabalhadores da economia criativa pode ser uma realidade. Cursos de inglês e espanhol, atendimento, entre outros são algumas possibilidades.

O turismo inclusivo foi outro tema da reunião. O reitor ressaltou a possibilidade de oferecer formação em Libras para a cadeia do turismo. A superintendente Maria Antônia lembrou que há uma proposta para transformar a Praça dos Girassóis, em Palmas, em um ambiente inclusivo, enquanto Relmivam Milhomem ressaltou a necessidade de capacitação em atendimento nos equipamentos públicos gerenciados pela Adetuc.