Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Em comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira, 23, a Secretaria de Saúde de Gurupi informou detalhes sobre o diagnóstico da variante ômicron em morador da cidade. Segundo a pasta, o paciente de 29 anos não se vacinou contra a covid-19  e procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município dia 10 de dezembro. "O paciente apresentava sintomas leves da doença, como dores de cabeça, dores musculares e tosse intensa. Ele fez teste para Covid-19, cujo resultado positivo saiu no dia 13", é informado. 

Ainda é noticiado que o homem esteve na cidade de Goiânia (GO) no início do mês de dezembro, retornando para Gurupi de ônibus. 

A Secretaria de Saúde reforça que, desde o início do atendimento médico, o paciente foi orientado a ficar em isolamento domiciliar.

Só nesta quinta-feira, 23, foi divulgado o resultado do sequenciamento genético do vírus, confirmando ser da variante ômicron, porém, segundo a saúde de Gurupi, o paciente já estava em alta médica e atualmente ele está em uma cidade vizinha, na casa de parentes, mas sem nenhum sintoma da doença e sendo acompanhado pelos profissionais de saúde.

A esposa do paciente também testou positivo para a Covid-19 e a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi aguarda o resultado do exame do sequenciamento genético do vírus, que ainda não saiu.

Rastreamento 

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi ressalta que está fazendo o rastreamento para localizar o ônibus no qual o paciente viajou de volta para Gurupi, para então identificar os passageiros e fazer a busca ativa destas pessoas.

Vacinação 

O secretário de saúde de Gurupi, Vânio Rodrigues, reitera a importância da vacinação contra a Covid-19. “Primeiro caso da Ômicron no Estado, em particular em Gurupi, só reforça a mensagem que nós temos levado à nossa população da importância e que todos possam se vacinar com a 1ª, 2ª e a 3ª doses. As nossas equipes estão vigilantes e apostas para que nós possamos alcançar os maiores índices de vacinação no nosso município”, frisou.