Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Detalhamento dos pagamentos dos direitos dos servidores da Educação foram apresentados pela Seduc para representantes do Sintet

Detalhamento dos pagamentos dos direitos dos servidores da Educação foram apresentados pela Seduc para representantes do Sintet Foto: Matheus Oliveira

Foto: Matheus Oliveira Detalhamento dos pagamentos dos direitos dos servidores da Educação foram apresentados pela Seduc para representantes do Sintet Detalhamento dos pagamentos dos direitos dos servidores da Educação foram apresentados pela Seduc para representantes do Sintet

O Governo do Tocantins iniciou nesta quinta-feira, 23, o pagamento das progressões dos servidores da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), referentes aos anos de 2015 e 2016. Na próxima semana, será efetivado o pagamento das datas-bases de 2015, 2016, 2017 e 2018. O detalhamento dos repasses foi apresentado pelo secretário executivo da Seduc, Fábio Vaz, ao presidente do Sintet, José Roque.

Inicialmente foi efetuado o pagamento da folha do mês de dezembro com a implementação das progressões verticais e horizontais de 2015 e 2016, bem como a quitação dos seus respectivos passivos. O montante de cerca de R milhões beneficiou mais de 3.800 trabalhadores da Educação. Os valores variam de acordo com a situação funcional de cada servidor.

Os pagamentos referentes às datas-bases de 2015, 2016, 2017 e 2018, de mais de 9.500 servidores, assim como o retroativo da data-base de 2015 (junho a setembro) serão quitados na próxima semana, com recursos de R$ 100 milhões oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), conforme aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O secretário executivo da Seduc destacou que as quitações fazem parte da política de valorização dos servidores da gestão do governador em exercício Wanderlei Barbosa. “Nossa categoria, da Educação, vinha esquecida e desde que assumimos tivemos preocupação em dialogar com os servidores e agora essas dívidas estão sendo sanadas.  Ao incluir a data-base, o volume financeiro ultrapassa o estimado anteriormente com as progressões. Estavam previstos R0 milhões e com essa alteração foram cerca de 170 milhões em pagamentos”, enfatizou Fábio Vaz.

O presidente do Sintet avaliou positivamente o encontro para as tratativas dos pagamentos dos trabalhadores da Educação. “Estávamos ávidos por esse momento e estamos satisfeitos com o que nos foi apresentado sobre as informações necessárias e de interesse dos servidores da Educação. Estamos aqui para somar com o Seduc, trabalhando para que tudo isso se concretize e para que tantos os servidores ativos, quanto inativos, tenham seus direitos assegurados”, declarou José Roque.

“Temos muito respeito e carinho pelo sindicato. Temos clareza de que essa reunião traz resultados positivos. Esse é o início do pagamento dos direitos já adquiridos. Um trabalho mais assertivo, que corrobora pra essa valorização do servidor da Educação e no qual contamos com a importante atuação do Sintet”, afirmou Fábio Vaz.

(Foto: Matheus Oliveira)

Casos extraordinários de profissionais que estejam aptos e, porventura, não tenham sido contemplados com a concessão dos direitos, podem procurar o setor de rec ursos humanos da respectiva Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esporte ou da Seduc para avaliação individual de cada situação funcional.

Plano de Gestão Plurianual de Despesa com Pessoal

Na quarta-feira, 22, por meio da Medida Provisória (MP) nº 27, editada pelo governador em exercício, Wanderlei Barbosa, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o Tocantins passou a contar com um Plano de Gestão Plurianual de Despesa com Pessoal para amortização de passivos devidos aos servidores públicos civis e militares do Estado do Tocantins. A Medida Provisória contempla retroativos de progressões e datas-bases.