As prefeituras de Miracema do Tocantins, de Porto Nacional, Lajeado, Tocantínia, Pedro Afonso, dentre outras, por meio da Defesa Civil, emitiram alertas para que a população e turistas fiquem vigilantes quanto ao risco de alagamento. O nível das águas têm preocupado as gestões e a previsão é de chuva para os próximos dias. Segundo informações, o Rio Tocantins está 10 metros acima do normal.
Fortes chuvas registradas no Estado têm causado alagamentos e prejuízos em diversas cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo (perigo potencial de chuvas intensas) e laranja (perigo de chuvas intensas) para o Tocantins, com validade até terça-feira, 28. No alerta laranja a previsão é de que haja chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), mais risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A Praia do Funil, em Miracema, ficou submersa após nível da água subir (Foto: Divulgação)Em comunicado, a Prefeitura de Miracema informa que por conta do aumento de chuvas na Bacia do Rio Tocantins, há oscilações na vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado, sendo necessário que os ribeirinhos e turistas evitem banho nas praias abaixo da usina. "A barragem está operando com vazão acima de 6.000 m³/s e pode aumentar, conforme a intensidade das chuvas. A Defesa Civil de Miracema está em constante monitoramento e seguirá informando à nossa população através dos nossos canais de comunicação. Previna Acidentes!", comunica.
Já a Prefeitura de Porto Nacional alerta sobre o risco de alagamento nas margens do Ribeirão São João, devido à barragem estar no limite e a previsão ser de mais chuva. Segundo comunicado, a Defesa Civil monitora em tempo real o nível das águas para garantir com antecedência a segurança da comunidade. "A Defesa Civil chama a atenção da comunidade e comunica que estão sendo tomadas as providências necessárias, no sentido de monitoramento do nível das águas até o abandono da área de risco de alagamento seja necessário, a fim de garantir a segurança da comunidade", comunica.
Em Lajeado, a prefeitura divulgou em sua página on-line, no sábado, 25, um aviso de "Alerta Laranja" do INMET para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A prefeitura alerta principalmente os moradores ribeirinhos que residem as margens do Ribeirão Lajeado e no Rio Tocantins. “Avisamos nossos moradores e visitantes que evitem banhos no Balneário Ilha Verde e Cachoeira Viva Vida pelo fato do grande volume de chuva que ocorre em nosso município”, disse Lenisia Gomes, secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo.
Outros municípios registram problemas. Em Tocantínia, por exemplo, a praia do município ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A Defesa Civil da cidade emitiu alerta para que ribeirinhos e turistas tomem cuidados. "O nível do Rio Tocantins tenderá a subir nas próximas horas e dias. Pedimos a todos para tomarem os cuidados necessários para assim evitar acidentes”.
Em Pedro Afonso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também reforçou a necessidade de cuidado. "Em virtude do aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, é importante que as populações ribeirinhas como um todo evitem estar em contato direto com as águas do rio, seja em virtude do lazer ou pesca", é informado. É frisado que o alerta não tem a intenção de causar pânico, sendo um aviso preventivo. "Para que assim possamos juntos evitar maiores problemas", é comunicado.
Segundo a Investco, empresa responsável pela gestão da UHE Lajeado, as comportas da usina estão abertas desde o dia 12 de dezembro e há constante diálogo com a Defesa Civil.
Região Sul do Tocantins
Em Peixe, na região sul do Tocantins, a situação também é grave. Casas e carros foram tomadas pela água e algumas famílias ficaram ilhadas. Nesta segunda-feira, 27, a prefeitura da cidade, através da Enerpeixe e Defesa Civil Municipal, divulgou um comunicado informando que os Rios Paranã e Palma continuam com vazão elevada e registrando incidência de chuvas. (Matéria atualizada às 17h32min)