Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Segundo comunicados, moradores, turistas e demais cidadãos devem ficar em alerta no entorno da Usina Hidrelétrica de Lajeado

Segundo comunicados, moradores, turistas e demais cidadãos devem ficar em alerta no entorno da Usina Hidrelétrica de Lajeado Foto: Raimundo Silva/Divulgação Prefeitura de Lajeado

Foto: Raimundo Silva/Divulgação Prefeitura de Lajeado Segundo comunicados, moradores, turistas e demais cidadãos devem ficar em alerta no entorno da Usina Hidrelétrica de Lajeado Segundo comunicados, moradores, turistas e demais cidadãos devem ficar em alerta no entorno da Usina Hidrelétrica de Lajeado

As prefeituras de Miracema do Tocantins, de Porto Nacional, Lajeado, Tocantínia, Pedro Afonso, dentre outras, por meio da Defesa Civil, emitiram alertas para que a população e turistas fiquem vigilantes quanto ao risco de alagamento. O nível das águas têm preocupado as gestões e a previsão é de chuva para os próximos dias. Segundo informações, o Rio Tocantins está 10 metros acima do normal. 

Fortes chuvas registradas no Estado têm causado alagamentos e prejuízos em diversas cidades. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas amarelo (perigo potencial de chuvas intensas) e laranja (perigo de chuvas intensas) para o Tocantins, com validade até terça-feira, 28. No alerta laranja a previsão é de que haja chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), mais risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 A Praia do Funil, em Miracema, ficou submersa após nível da água subir (Foto: Divulgação)

Em comunicado, a Prefeitura de Miracema informa que por conta do aumento de chuvas na Bacia do Rio Tocantins, há oscilações na vazão da Usina Hidrelétrica de Lajeado, sendo necessário que os ribeirinhos e turistas evitem banho nas praias abaixo da usina. "A barragem está operando com vazão acima de 6.000 m³/s e pode aumentar, conforme a intensidade das chuvas. A Defesa Civil de Miracema está em constante monitoramento e seguirá informando à nossa população através dos nossos canais de comunicação. Previna Acidentes!", comunica. 

Já a Prefeitura de Porto Nacional alerta sobre o risco de alagamento nas margens do Ribeirão São João, devido à barragem estar no limite e a previsão ser de mais chuva. Segundo comunicado, a Defesa Civil monitora em tempo real o nível das águas para garantir com antecedência a segurança da comunidade. "A Defesa Civil chama a atenção da comunidade e comunica que estão sendo tomadas as providências necessárias, no sentido de monitoramento do nível das águas até o abandono da área de risco de alagamento seja necessário, a fim de garantir a segurança da comunidade", comunica. 

Em Lajeado, a prefeitura divulgou em sua página on-line, no sábado, 25, um aviso de "Alerta Laranja" do INMET para risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A prefeitura alerta principalmente os moradores ribeirinhos que residem as margens do Ribeirão Lajeado e no Rio Tocantins. “Avisamos nossos moradores e visitantes que evitem banhos no Balneário Ilha Verde e Cachoeira Viva Vida pelo fato do grande volume de chuva que ocorre em nosso município”, disse Lenisia Gomes, secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo.

Outros municípios registram problemas. Em Tocantínia, por exemplo, a praia do município ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A Defesa Civil da cidade emitiu alerta para que ribeirinhos e turistas tomem cuidados. "O nível do Rio Tocantins tenderá a subir nas próximas horas e dias. Pedimos a todos para tomarem os cuidados necessários para assim evitar acidentes”. 

Em Pedro Afonso, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, também reforçou a necessidade de cuidado. "Em virtude do aumento da vazão da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, é importante que as populações ribeirinhas como um todo evitem estar em contato direto com as águas do rio, seja em virtude do lazer ou pesca", é informado. É frisado que o alerta não tem a intenção de causar pânico, sendo um aviso preventivo. "Para que assim possamos juntos evitar maiores problemas", é comunicado. 

Segundo a Investco, empresa responsável pela gestão da UHE Lajeado, as comportas da usina estão abertas desde o dia 12 de dezembro e há constante diálogo com a Defesa Civil. 

Região Sul do Tocantins 

Em Peixe, na região sul do Tocantins, a situação também é grave. Casas e carros foram tomadas pela água e algumas famílias ficaram ilhadas. Nesta segunda-feira, 27, a prefeitura da cidade, através da Enerpeixe e Defesa Civil Municipal, divulgou um comunicado informando que  os Rios Paranã e Palma continuam com vazão elevada e registrando incidência de chuvas. (Matéria atualizada às 17h32min)