Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A exemplo do que aconteceu em anos anteriores, a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), com apoio de empresas parceiras do ramo de insumos agrícolas, também orienta seus associados produtores de grãos e profissionais da área técnica na safra 2021/2022. Nas palestras técnicas, que atenderam cerca de duzentas pessoas, especialistas renomados nacionalmente prestaram informações e deram dicas importantes que contribuem para um melhor desempenho das plantações de soja e milho o que, consequentemente, pode impulsionar os ganhos financeiros dos agricultores,

Já foram abordados temas como “Controle Biológico em Patógenos de Solo na Cultura de Soja e Milho” (Agripon), “Tendências e perspectivas do mercado” (Sumitomo Chemical), “Manejo das principais doenças de soja e milho” (Bayer), "Manejo e Desafios no Controle da Cigarrinha e do Pulgão" (KWS Sementes), entre outros.

O gerente comercial Insumos da Coapa, Fernando Coelho, afirma que as palestras servem para cooperados e técnicos absorverem mais conhecimentos por meio de novas tecnologias e manejos adequados para enfrentar um ano de custos altos. “Com essas informações e orientações, nossos produtores podem adotar boas práticas agronômicas, diminuindo os custos e melhorando as produtividades”, ressalta.

O responsável técnico de vendas (RTV) da Sumitomo Chemical na região de Pedro Afonso, Willian Santos, destaca que a multinacional japonesa da área de defensivos agrícolas investe muito em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para trazer soluções que agreguem no dia a dia dos agricultores. Para ele, é de grande valia para o produtor participar das palestras técnicas, pois adquirir conhecimento é sempre bom e, muitas vezes, pode trazer uma resposta que ele buscava para seu negócio prosperar.

Para o RTV da Bayer, Paulo Galvão, as dicas e orientações repassadas auxiliam os produtores de grãos nas tomadas de decisões, além de servir para a troca de experiências. “O principal benefício aos produtores são as informações levadas sobre produtos, posicionamento e mercado. O foco é sempre levar uma informação de qualidade baseada em resultados comprovados para que o produtor consiga levar aquilo para a realidade dele e agregar ao seu negócio”, pontuou.

Além disso, o profissional ressalta que as palestras também beneficiam a equipe da Coapa que fica mais capacitada e pode aumentar o volume de vendas de insumos. “Todas as palestras dessa safra foram voltadas para inovação. Sendo assim, novas opções agregam mais nas vendas”, disse Paulo Galvão ao lembrar que a Bayer possui toda a linha de defensivos agrícolas (herbicidas, inseticidas e fungicidas), tecnologia e genética em sementes de soja e milho, e ainda uma plataforma de agricultura digital.

Conforme explica o coordenador de pesquisas da Agripon Brasil, Nicanor Pilarski Henkemeier, as explanações realizadas na cooperativa e também em propriedades de cooperados buscam contribuir com informações e dados para o produtor e a equipe técnica do parceiro comercial, tendo como intuito identificar onde as ferramentas que a empresa produz podem ser utilizadas. “Como a gente trabalha com uma série de produtos e eles devem ser o mais bem posicionados possível, o intuito é fazer com que eles sejam utilizados da melhor forma pelo associado no manejo do campo”, disse o especialista.

A Agripon Brasil trabalha com linhas de adjuvante, fertilizante foliar, inseticida biológico e de tratamentos de sementes.